A sustentabilidade é um tema que cada vez está sendo discutida pelo mercado, tornando pauta de bate papos, reuniões e cobranças, e não sendo diferente no setor de transporte de cargas e logística, com a preocupação de como o meio ambiente é prejudicado nesse segmento.
Junto com a discussão, o ESG, que significa environmental, social and governance, ou, em português, “ambiental, social e governança”, ganhou visibilidade nas empresas, despertando cada vez mais o desejo de valorização por parte dos empresários que apostam na conscientização ambiental e na própria liderança.
O transporte de cargas que não é sustentável enfrenta dificultades no mercado, gerando responsabilidade nas empresas e dando responsabilidade a essa transformação que o mercado requer para o futuro.
Alguns itens podem ser adotados para aplicar a ESG nas empresas de logística, como: Investir em práticas de impacto social; Ensinar e incluir práticas, bem como princípios anticorrupção na empresa; Reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa.
Por: Hudson Mateus Almeida Rabelo – COMJOVEM Centro Oeste Mineiro