Talvez o “X” da questão seja saber diferenciar as renováveis das não renováveis para depois saber como otimizar o uso das fontes de energia em nosso TRC – Transporte RODOVIáRIO de Cargas.
O jornalista João Pedro Malar, do CNN Brasil Bussines, publicou uma matéria1 dizendo que “a ideia é reduzir a participação dos combustíveis fósseis — gás natural, carvão e petróleo —, que emitem gás carbônico quando são usados para gerar energia” diante da urgência em se combater as mudanças climáticas.
Nessa mesma matéria, a professora Virginia Parente do IEE-USP, esclarece que uma fonte é renovável sempre que a velocidade de sua utilização é menor que a velocidade de sua produção pela natureza, como por exemplo: a energia hidrelétrica, a eólica, a solar, a oceânica, o chamado “hidrogênio verde”, a biomassa e a geotérmica.
Dentre esses exemplos, ao menos nesse momento da história e com as tecnologias existentes, podemos perceber possibilidades de uso no TRC das fontes de biomassa, “hidrogênio verde” e solar. Contudo, gostaria de focar em uma dessas fontes e citar exemplos interessantes de placas solares que já têm sido utilizadas em veículos de carga.
A jornalista Aline Feltrin, em matéria2 do Estadão, citou o projeto da 4Truck que instalou placas solares no teto do baú de alumínio acoplado num Volkswagen Delivery 11.180 4×4, sendo uma encomenda feita pela própria montadora Volkswagen. De acordo com o CEO da 4Truck, nessa experiência foi possível gerar energia suficiente para economizar cerca de 30% do diesel.
Já Fernanda Bastos, jornalista da Exame, publicou uma matéria3 citando a parceria entre a PepsiCo e a startup brasileira Sunew na instalação de painéis fotovoltaicos em 10 veículos no ano de 2020 aumentando para 250 veículos, dois anos depois, tendo o auxílio também da Facchini na instalação dos painéis nos caminhões da frota. Cita também que “só na concepção desses equipamentos, são economizadas quase 7,8 toneladas de emissões de CO2, que corresponde a 836 árvores, de acordo com a parceira Sunew”.
A Electrolux Group passou a realizar suas entregas utilizando veículos elétricos a partir de 2021 e uma novidade nesse processo foi a parceria com a empresa Hitech Electric com o gerenciamento sendo feito pela transportadora Ecolog, como publicou4 o portal Mundo Logística. Esse projeto instalou placas fotovoltaicas que, se carregadas de 10 a 12 horas, são capazes de dar um ganho de 20% na autonomia do veículo, trazendo uma expectativa de redução na ordem de 18,75 toneladas de CO2 emitido anualmente.
“A montadora sueca Scania iniciou a fase de testes do primeiro caminhão híbrido movido a energia solar do mundo” conforme informa o jornalista Igor Nischikiori em publicação5 para o portal UOL. Em parceria com uma empresa de entregas também da Suécia, os testes demonstraram que o veículo é capaz de rodar cinco mil quilômetros no período de um ano somente com esse tipo de energia, mas a expectativa é de que esse número dobre de tamanho em países com o Sol presente durante todo o ano.
É perceptível que os números ainda são tímidos, mas também são promissores. Há muita possibilidade de crescimento e desenvolvimento e isso nos dá a certeza de que teremos muita inovação nessa área surgindo nos próximos anos.
Então, vamos avançar! Afinal, também existem outras fontes renováveis chegando com grande potencial para agregar valor ao nosso TRC.
1 19/01/22 https://www.cnnbrasil.com.br/economia/conheca-os-tipos-de-energia-renovavel-e-quais-sao-usados-no-brasil/
2 12/09/22 https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/conheca-o-caminhao-equipado-com-placas-de-energia-solar/
3 01/09/23 https://exame.com/esg/para-economizar-bateria-pepsico-instala-paineis-solares-e-baus-de-plastico-reciclado-nos-caminhoes/
4 21/08/2023 https://mundologistica.com.br/noticias/electrolux-inicia-entregas-caminhao-movido-energia-solar
5 10/09/2023 https://gizmodo.uol.com.br/scania-faz-testes-com-caminhao-hibrido-movido-a-energia-solar-veja-como-e/
Por: Filipe Cortes Teixeira – COMJOVEM Espírito Santo