Como é de conhecimento geral, a maior parte da energia consumida no mundo e, principalmente, no transporte RODOVIáRIO de cargas (TRC) provém das fontes de energia não renováveis. Uma vez que, apesar deste tipo de energia impactar negativamente no meio ambiente, ainda é visto como a fonte energética de maior rendimento e com preço mais atrativo.
Entretanto, com o passar dos anos e evolução das pesquisas, tem-se observado uma crescente das fontes de energia renováveis, que além de se apresentam como inesgotáveis, tendo em vista que são constantemente renovadas ao serem utilizadas, são bem menos nocivas ao meio ambiente.
Antes de adentrar efetivamente na aplicação das fontes renováveis aplicadas ao transporte rodoviário de cargas se faz necessário uma breve explicação acerca destas fontes. São consideradas fontes renováveis de energia aquelas formas de produção de energia que contam com fontes capazes de se manterem disponíveis durante um longo período, se regenerando ou se mantendo ativos permanentemente.
De acordo com um relatório sobre o mercado de energia global da companhia de petróleo britânica BP (BP Energy Outlook) até 2040 quase metade (48%) da energia utilizada no Brasil deverá vir de fontes limpas e renováveis, principalmente por sermos um país com uma matriz de energia incomparável. E obviamente, este crescimento também impactará no TRC.
Atualmente, o setor de transportes é o que mais contribui com o crescimento das emissões de CO², além de ser o maior consumidor final de combustíveis fosseis. É por essa razão que as fontes de energia renováveis se apresentam como uma alternativa promissora ao setor, podendo contribuir com redução drástica de emissão de poluentes e até mesmo diminuindo custo de operação.
O TRC possui inúmeras possibilidades de aplicações, dentre elas, a adoção de veículos movidos a fontes de energia renováveis, como por exemplo, os caminhões elétricos.
Além do imenso impacto no que tange à sustentabilidade – a substituição de um caminhão a diesel por um elétrico pode evitar a emissão de cinco toneladas de
monóxido de carbono por mês – é preciso também ressaltar o custo operacional, que pode ser reduzido em até três vezes se comparado ao caminhão tradicional.
É preciso ainda citar as fontes de combustíveis alternativas ao diesel, o biodiesel é dos exemplos que se apresenta como um grande aliado nesse movimento de busca por um TRC mais limpo e sustentável, uma vez que une eficiência energética e ganhos ambientais e econômicos. Para além dele, também podemos citar o biogás, bioetanol, hidrogênio, gás natural veicular e o gás natural liquefeito.
Um dos maiores desafios encontrados nesta transição para a utilização das fontes renováveis, pelo menos no cenário atual, reside na falta de infraestrutura para recarga e no elevado custo de investimento inicial. Para tanto, é preciso contar com a parceria com fornecedores de tecnologia e, inevitavelmente, incentivos governamentais.
Ademais, é preciso ainda promover, medidas educacionais, afim de difundir a importância da adoção desse modelo de fonte de energia. Principalmente tendo em vista que o TRC pode contribuir sobremaneira para a redução das emissões de carbono e, consequentemente, preservação do meio ambiente, ao passo que impulsiona a inovação e competitividade na categoria.
Referências:
https://www.bp.com/en/global/corporate/news-and-insights/press-releases/energy-outlook-2018.html
https://ecoa.org.br/48-da-energia-do-pais-vira-de-fontes-limpas-e-renovaveis-ate-2040-diz/?gclid=Cj0KCQjwjt-oBhDKARIsABVRB0yDhZWBipzAL2nuxSzAENbdXzztngi2y38h0tLyC86lhWJG2v5UH9caAqEJEALw_wcB
https://digital.intermodal.com.br/sustentabilidade/energias-renovaveis-na-logistica-como-usar-energia-solar-eolica-e-outras-fontes
Por: Marcely C. Silva Oliveira – COMJOVEM Nordeste