Os caminhões Scania com novos motores lançados na Fenatran de 2017 começam a chegar às estradas. Eles têm potências de 450 cv e 510 cv para atender a linha rodoviária da marca. Os propulsores fazem parte do conceito de evolução contínua dos produtos Scania e têm potencial para atingir índices melhores que o campeão de vendas R 440, pois, segundo a montadora, apresentam redução de consumo de combustível de até 5%. Essa melhora acontece devido a tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e com múltiplos pontos para diminuir o consumo, os ruídos e também as emissões de poluentes.
Os novos propulsores são de 13 litros com seis cilindros em linha. Com o lançamento, a Linha R passa a ser composta por seis potências, sendo as duas novas em complemento às quatro atuais de 360cv, 400cv, 440cv e 480cv. Dessa forma, o torque máximo da Scania está entre 1.850Nm (na motorização de 360cv) e 2.550Nm (na nova versão de 510cv). A versão com 450 cavalos atinge a potência máxima a 1.900 rpm, com torque de 2.350Nm disponível entre 1.000 a 1.300 rpm. Na configuração com 510cv, o pico de potência é a 1.900 rpm, e o torque máximo de 2.550Nm está entre 1.000 a 1.300 rpm.
A nova linha traz, ainda, como novidade a matéria-prima utilizada em sua construção. Os motores passam a ser produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que duplica a resistência a fadiga. Assim, ele está ainda mais preparado para suportar o aumento na pressão de combustão dentro do cilindro. Apesar de mais robusto e resistente, o novo motor continua leve, o que proporciona um melhor desempenho.
Todas as motorizações da Linha R são compatíveis com as configurações de rodas 6×2 e 6×4 e as cabines R Highline e Streamline.
Os primeiros caminhões equipados com a nova geração de motores da marca, foram entregues no último dia 20, na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo (SP).Os dois veículos, modelos R 450 e R 510,foram adquiridos pelo Grupo G 10 durante a Fenatran e serão utilizados no transporte de grãos.Os novos motores fazem parte do conceito de evolução contínua dos produtos Scania e têm potencial para atingir redução de consumo de combustível de até 5%.
“A parceria com o G10 já existe há muitos anos. Eles já visitaram a fábrica muitas vezes, mas a novidade ficou por conta da apresentação personalizada, focando em comprovar de perto os diferenciais dos novos motores desde a montagem, antes mesmo do caminhão estar finalizado”, comenta Ricardo Vitorasso, diretor de Vendas de Caminhões.
A programação incluiu uma visita dos proprietários da transportadoraTranspanorama, Cláudio Adamuccioe Valdecir Adamucho, com o sucessor, Guilherme Adamucho, nas áreas de montagem dos motores e dos chassis. A iniciativa foi focada nos processos envolvidos na produção dos novos motores. Acompanharam a visita Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania América Latina,Roberto Barral, vice-presidente das operações comerciais da Scania no Brasil, Bruno D’Angelo, gerente de negócios da Scania Brasil, e representantes da PB Lopes, concessionária responsável pela venda.