Flat Preloader Icon

Gestão de Pneus no Custo da Operação

por | set 30, 2022 | Artigos, Núcleo Espirito Santo

Fonte:
Chapéu:

Resumo O projeto objetiva trazer uma análise de como a gestão de pneus na operação, pode influenciar nos custos.

Palavras-chave: gestão de pneus – custos – operação

Introdução

O segmento do Transporte de Cargas conta com um número variado de insumos que interferem diretamente no preço final de suas operações, avaliar cada item se torna imprescindível. Aplicando uma visão preventiva, é possível minimizar custos, prolongando a vida útil dos pneus. Por exemplo ao fazer a recapagem, que pode ser feita de 2 á 3 vezes no mesmo pneu, custando 21,80% do preço de um novo.

Referencial teórico

Segundo a Abepro (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), os pneus já correspondem a 18,68% dos seus custos, ocupando a segunda colocação entre os itens que necessitam maiores investimentos. […] Se mostrando relevante a sua avaliação ao levar em conta os custos diretos na frota. (DILDA,2017)

Para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os parâmetros mercadológicos que correspondem a 80% do custo com o transporte são o preço do diesel, salário dos motoristas, o preço de pneus e valores de aquisição do veículo-trator.

DILDA, Jonas (2017) “Ter uma gestão de pneus é essencial para as empresas de transporte de carga”.

Metodologia

Esse estudo está dividido em duas frentes: a primeira a inspeção periódica que acontece regularmente para recolher os dados e a segunda é a análise dos dados obtidos na inspeção. A aplicação da inspeção periódica foi através de um aferidor digital e um aferidor de pressão.

O gerenciamento das informações tinha como base a planilha do excel com a marca de fogo (identificação do pneu), a calibragem (pressão do pneu), a altura dos sulcos (função de escoar a água, para evitar aquaplanagem) e a quilometragem percorrida, que após inseridas eram apontados em um painel visual para à tomada de decisão do que seria necessário fazer.

Resultado

O aplicativo com o acompanhamento diário, permitiu que fosse possível realizar viagens apenas com as inspeções periódicas dos pneus, reduzindo custos com paradas em borracharias, realizando as recapagens em períodos maiores, apenas no momento ideal. Assim, resultam em tomadas de decisões de compras ou recapagens mais assertivas, aumentando a vida útil do pneu com segurança e reduzindo de forma considerável os custos. 5

Conclusão

Esse artigo teve como objetivo primário a implantação da inspeção periódica e o segundo objetivo tornar o acesso às informações mais rápido e de fácil compreensão, levando assim a ter escolhas eficientes.

O artigo foi relevante, pois mostrou que é possível reduzir os custos na operação ao se ter uma gestão de informações.

Referências

Para que servem os sulcos dos pneus? Qual o número ideias de canais? UOL – AutoPapo, 2020. Disponível em: Acesso em: 25 set. 2022.

DILDA, Jonas. A importância da gestão de pneus em empresas de transporte de cargas. Marilsa Dilda. Soluções de negócios, 26 dez. 2017. Disponível em: Acesso em: 27 set. 2022.

NASCIMENTO, Luciano. A ANTT publica tabela com valores atualizados de fretes rodoviários. Agência Brasil, Brasilia, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 set. 2022.

Transporte rodoviário. Portogente, Rio de Janeiro. 01 jan. 2016. Disponível em: Acesso em: 27 set. 2022.

Por:

José Haroldo Garcia Dos Santos / Julia Sales Brunhara – COMJOVEM Espírito Santo