Inteligência Artificial é um campo da ciência da computação que se dedica a criar sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que exigem inteligência humana. Essas tarefas incluem aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, percepção, compreensão da linguagem natural e interação social. Conhecida como IA, pode ser desenvolvida para imitar a inteligência humana de diversas maneiras, usando algoritmos e modelos matemáticos complexos.
A tecnologia pode ser aplicada em diversas áreas, inclusive no transporte RODOVIáRIO de cargas, sendo possível automatizar o controle manual de diversas maneiras, com aplicabilidade nas seguintes operações: otimização de rotas e logística, manutenção preventiva, rastreamento e monitoramento de cargas, gestão da frota, integração com dispositivos móveis, automação de processos operacionais, entre outras.
Há inúmeros softwares disponíveis para auxiliar o setor de transportes, aliados com a IA. Os mais conhecidos são os sistemas de rotograma falado, telemetria, i roll (roda livre), Gobrax (gestão de frota), sistemas de inteligência para armazém, e-commerce, roteirização, controle de roubo de carga, jornada de motorista e banco de horas, integrados com os rastreadores, sensores de aproximação e limites de faixas laterais (pacote de segurança).
A aplicação da IA dentro do TRC é cada vez mais utilizada por empresas, para melhorar o controle de seus dados e reduzir possíveis perdas. Uma das formas mais comuns de utilizar esses recursos é a instalação de câmeras com sensores de fadiga nos veículos, com capacidade de identificação de sinais de cansaço do motorista, manuseio de celular durante a direção e qualquer outra ação que tira do motorista o foco na direção, tudo com o auxílio dessa promissora inovação.
Esses sistemas funcionam 24 horas por dia e em tempo real. Podemos informar para IA quais informações desejamos ter, por exemplo, assim que configurado para o sistema que necessitamos que emitam um aviso sonoro dentro do veículo toda vez que identificado uma situação de sono ou cansaço, o aviso sonoro faz com que o motorista retome a atenção, evitando em casos ainda mais sérios que o mesmo cochile ao volante, impedindo um talvez futuro acidente.
Além disso, abre uma enorme janela para a empresa gerenciar e controlar os motoristas, entender se o seu colaborador está pilotando o veículo de acordo com as regras da respectiva empresa, dando chance para a empresa identificar possíveis fatores de riscos. Sabemos que acidentes são causados na maioria das vezes por uma falha humana, geram um risco de vida dos motoristas e de terceiros e mesmo que causem apenas danos materiais, produzem inúmeros prejuízos e incômodos. Poder utilizar um mecanismo através da Inteligência Artificial é um grande avanço para o setor de transportes rodoviários.
As informações geradas pelos sensores de fadiga chegam para os gerenciadores das frotas de veículos em tempo real, possibilitando que possa ser solicitado ao motorista que pare em local seguro e descanse.
A Inteligência Artificial juntamente com a utilização de sensores e análise preditiva pode prever falhas em veículos e equipamentos, concedendo uma manutenção preventiva e minimizando o tempo ocioso do veículo, diminuindo gastos desnecessários.
A Inteligência Artificial trabalha de forma rápida e muito eficiente, tendo um poder de analise grande, gerando um aumento significativo de produtividade pois possui uma capacidade alta de ler e interpretar os dados e solucionar os respectivos problemas encontrados. Dessa forma, a IA dentro do transporte rodoviário de carga permite que a empresa padronize e opere a sua linha de produção minimizando erros e gerando estabilidade nos processos.
Embora seja muito promissora a utilização de Inteligência Artificial dentro do TRC, podemos nos deparar com diversos desafios para a implantação. Cada sistema demanda de um custo, seja para obter ele ou até mesmo mensalidades para sua utilização, sabemos que a tarifa do frete vem a grande período defasado por inúmeros fatores que envolvem a operação. Além disso, os sistemas ainda são prematuros, trazendo ainda muitas falhas na operação. O aceite pelos motoristas também vem de em passos lentos, é necessário orientá-los de forma minuciosa que essas tecnologias estão vindo para auxiliar e não para prejudica-los.
Estamos cientes que a implantação da Inteligência Artificial dentro do setor do transporte rodoviário de carga estará cada vez mais presente no dia-dia das empresas, é momento de cada empresa avaliar como utilizar dessas ferramentas dentro da sua realidade.
Por: Taisa Piacentini Cagnin – COMJOVEM Videira