A aplicação da Inteligência Artificial possibilita inúmeras soluções para os problemas encontrados no dia a dia em todo o setor de Transporte RODOVIáRIO de Cargas.
O objetivo da Inteligência Artificial é a criação de tecnologia que possam simular/emular o comportamento humano e raciocinar de maneira lógica para auxiliar em diferentes aspectos, gerando ganhos em produtividade e economia, com isso, permitir uma análise mais avançada através de dados armazenados e compartilhados sobre situações que podem passar despercebidos por um colaborador (mesmo com muita experiência), fazendo com que a resposta à um possível problema indesejável seja identificado antes mesmo dele acontecer.
São diversas situações que já são atendidas por algoritmos de Inteligência Artificial, utilizando-se de dados complexos e de grande escala, gerando respostas e modelos de maneira rápida e automatizadas, trazendo para o setor resultados com mais precisão e agilidade.
Um bom exemplo para ser discutido são as vantagens que podemos absorver na gestão das manutenções, gestão de frota e até mesmo no comercial. Cruzando informações de modelos de caminhões, rotas, peso, dirigibilidade, histórico de manutenção, seremos mais assertivos através de uma atuação que antecipa em uma determinada quilometragem do veículo a manutenção de uma peça através de histórico, antevendo um problema mecânico na estrada (indesejável), realizando uma preventiva nesse item e evitando uma parada inesperada e atrasos na entrega. E por que não pensar na indicação de modelos de pneu, óleos e outros itens mais adequados à realidade daquela determinada operação?
Ainda, podemos através de dados obtidos entre telemetria (muito presente nos veículos mais modernos), câmeras de fadiga, rotas e horários, fazer com que houvesse uma atuação no veículo gradativamente para que o condutor parasse o veículo em local seguro e consequentemente evitar um acidente de maiores proporções (em implantação).
Já na gestão da frota, indicar qual tipo de veículo mais adequado para determinada rota/destino observando o histórico de carga retorno disponível naquela região, visando a economia de diesel gerando maior rentabilidade àquela viagem.
Possuir dados de carregamentos e descarregamento e entregar ao embarcador informações sobre a baixa compra de seus clientes, poderá ser um aliado do time comercial, bem como, ter informações sobre tempos e ocorrências nessas condições para auxiliar a precificação do frete ou ajuste de operação.
Com base nas inúmeras vantagens que a Inteligência Artificial pode trazer para o setor, podemos afirmar que sua aplicação se torna cada vez mais necessária para a automação, gestão e tomada de decisões.
Referências:
Inteligência artificial no transporte: saiba as principais tendências. Disponível em: https://tl.trimble.com/blog/inteligencia-artificial-transporte/. Acesso em 14 ago 2023.
Aplicações da inteligência artificial no transporte. Disponível em: https://blog.praxio.com.br/aplicacoes-da-inteligencia-artificial-no-transporte/. Acesso em 14 ago 2023.
A era da Inteligência Artificial no Transporte Logístico: O atendimento humano ainda é indispensável?. Disponível em: https://mxlog.com.br/inteligencia-artificial-no-transporte-logistico/ Acesso em 15 ago 2023.
Por: Franklin Pscheidt – COMJOVEM Joinville