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Jamef renovou e ampliou toda a frota em 2020

por | jun 2, 2021 | Notícias, Outros, Rodoviário, Serviços, Urbano

Fonte: Assessoria
Chapéu: Associadas

Já se preparando para entrar na sexta década de vida, a Jamef Encomendas Urgentes – empresa com origem em Divinópolis, na região Centro-Oeste – comemora os 58 anos apostando em uma mistura de valores tradicionais e investimento em tecnologia e novas práticas de gestão.

Enfrentando a pandemia com a típica cautela mineira, está fazendo o patrimônio crescer, diversificando o atendimento, adequando o dia a dia aos novos hábitos de consumo da população e necessidades dos parceiros.

Em 2020, renovou e ampliou toda a sua frota com a aquisição de mais de 100 equipamentos como cavalos mecânicos, trucks e carretas; inaugurou novas unidades no Rio de Janeiro (RJ), Bauru (SP) e Brasília (DF); aumentou o quadro de profissionais; investiu em sistemas de relacionamento com o cliente; iniciou a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outras ações.

Este ano, a empresa, que é especializada no transporte de cargas fracionadas, já inaugurou unidades em Itajaí (SC) e João Pessoa (PB). De acordo com o presidente da Jamef, Ricardo Botelho, a empresa deve chegar também a Uberlândia, no Triângulo Mineiro; Maringá (PR), Aracaju (SE) e Natal (RN), entre outras.

Em um país como o nosso, uma empresa completar 58 anos é mesmo um feito. Ao longo desse tempo, passamos por várias provas e crises, mas esse momento da Covid-19 é uma experiência muito forte. O drama humano é assustador. Para encarar 2020, nos valemos do que nos trouxe até aqui. Temos uma plataforma muito importante de valores e princípios e uma condução muito prudente em relação às nossas condições financeiras e de respeito ao fluxo de caixa. Isso nos fez entrar na crise em uma condição favorável. Outro pilar importante foram os nossos parceiros e clientes. É uma carteira de clientes muito boa e diversa. Vimos que alguns sentiram mais que outros. Mesmo em um cenário de potencial redução de cargas, resolvemos bancar o nosso nível de serviço”, relembra Botelho.

E como em logística ninguém faz nada sozinho, o empresário credita o sucesso ao time que tem mais de 3,1 mil colaboradores diretos. Esforço acrescido pela falta de mão de obra qualificada crônica no Brasil.

“Foi fundamental o engajamento da equipe. Em uma situação tão inesperada, em uma operação com muita dificuldade em vários locais, a única maneira de manter a energia é com engajamento. Não tínhamos, sequer, como prever padrões quando tudo começou. A questão da mão de obra é sensível, hoje, para a maioria dos setores. A solução passa pela retenção. É preciso promover condições de trabalho, reconhecer e avaliar”, pontua.

A digitalização das relações e da economia afetaram em cheio o setor. Para o empresário, é o consumidor que puxa as mudanças que são cada vez mais aceleradas. Cada vez menos tolerante à frustração, é ele que faz subir o nível dos serviços. E, por enquanto, atender com excelência todo o mercado nacional é o maior desafio da Jamef.

“A pandemia acelerou em anos a digitalização e precisamos acompanhar. Em 2018, no nosso mais recente exercício estratégico, identificamos a necessidade de nos capacitarmos tecnologicamente. A partir daí realizamos uma série de projetos na área. O Brasil tem muitos países dentro dele e é aqui que vamos seguir investindo. Existem oportunidades tentadoras fora do País, mas aí voltamos aos nossos princípios, vamos dar os passos de acordo com o planejamento”, afirma.

Responsabilidade

Com uma atividade de alto impacto ambiental e uso intensivo de mão de obra, a empresa tem investido também em responsabilidade social e ambiental. O investimento em segurança é constante e a frota é monitorada em tempo integral. É também através dos cuidados com equipamentos e funcionários que se desenvolvem ações que visam o equilíbrio ambiental.

Um dos projetos é o “Motorista Empreendedor”, pelo qual condutores autônomos de carros leves que querem ser empreendedores podem se associar à Jamef. Eles passam por seleção, treinamento e validação.

“É um projeto do qual gosto muito, tem um aspecto social e de trabalho em rede. Em termos tecnológicos temos o que há de mais moderno na eficiência da frota. Quanto mais eficiente, menos roda e menos impacto gera. Tem também o aspecto social que é a segurança dos nossos funcionários, especialmente dos motoristas. Temos um processo avançado com monitoramento através de sensores de sono capazes de apontar o perigo mesmo que o motorista use óculos escuros, só através dos gestos. Investimos também em treinamento e tratamento daqueles que apresentam dificuldades. Monitoramento em tempo real de todos os motoristas, reduzindo dramaticamente o índice de acidentes”, relata o presidente da Jamef.