A JSL, grande empresa de logística e transporte RODOVIáRIO de cargas e fretamento, lançou um sistema que distribui carga elétrica na tentativa de arrombamento do Baú de suas carretas.
A empresa afirmou que o dispositivo dispara cerca de 20 mil volts, tensão alta, mas com amperagem baixa e pulsada, ou seja, o choque não é letal provocando no máximo uma sensação de câimbra.
A JSL despreocupou os motoristas que acreditam sofrer algum tipo de risco pelo novo sistema. A empresa informou que o dispositivo atua apenas nas paredes internas do compartimento de carga e exclusivamente na tentativa de rompimento do baú, já que é um sistema de segurança.
A central de monitoramento será a única responsável por fazer a ativação do mecanismo, portanto nos locais programados para carga e descarga o sistema será previamente desligado.
A cabine possui sistema de revestimento isolante para evitar descargas acidentais e conta com uma ligação direta ao bloqueador de partida do caminhão, outro dispositivo de segurança para o veículo.
O dispositivo é considerado 100% legal, dentro das normas da lei, já que atua como um conjunto de legítima defesa acionado quando ocorre uma agressão injusta, não fazendo ataques a ninguém.