O Vez & Voz realizou, na última terça-feira (28), em seu canal no YouTube, um bate-papo para falar sobre as particularidades, contribuições e desafios enfrentados pelas mulheres negras no setor de transporte RODOVIáRIO de cargas.
“Estamos dando mais um passo rumo à equidade de gênero, destacando aqui a presença, ou melhor dizendo, a não presença, de mulheres negras e o quanto é necessário mudar este quadro”, disse Dandara Melo, que integra a equipe do Vez & Voz e mediou a conversa só com participantes negros.
Apresentando as dificuldades que as mulheres negras enfrentam no País, Dandara expôs uma pesquisa que apontou que profissionais negros, com o mesmo grau de instrução e experiência de profissionais brancos, ganham 13% a menos.
Micael Vital, psicólogo organizacional do SETCESP, explicou sobre o quanto o racismo estrutural está atrelado a desigualdade econômica e que as leis de incentivo para cotas não significam uma vantagem, e sim, uma reparação.
“É preciso fazer o recorte histórico e entender que foram mais de 300 anos da escravidão no País. Depois da abolição, os negros foram retirados das fazendas e marginalizados. Até hoje, seguem em sua maioria em bairros periféricos. Essas leis são para reparar aquilo que deveria ter sido feito após a escravidão”, esclareceu.
Uma das participantes, Kassia Ferreira, assistente de qualidade na RGLog, contou que por muitos anos se sentiu excluída nas organizações na quais trabalhou. Somente nos últimos anos, e na RGLog, conseguiu desenvolver um sentimento de pertencimento. “Sempre tive apoio do meu gestor, já fui promovida aqui dentro e sinto que estou avançando”.
Outra convidada, Luciana Alves, assistente de RH na CONLOG, também compartilhou sua trajetória profissional. “Sofri preconceitos, pelo meu cabelo e cor da minha pele. Já fui contratada e desligada em 45 dias sem saber o motivo. Mas sempre estudei, levantei a cabeça e segui em frente. Hoje estou muito realizada aqui na CONLOG”.
Bastante emocionada, ela fez questão de pontuar: “o que eu tenho para falar a mulheres e homens negros é que vocês são incríveis e capazes. Nunca deixem ninguém diminuir a grandeza que existe em vocês”.
“Obrigada por vocês estarem conosco nesta discussão e que haja mais temáticas como esta. Estava ansiosa para falar das mulheres negras. É importante abordar este assunto”, reconheceu Dandara por fim, agradecendo as mais de 200 pessoas que assistiam a live ao vivo.
Não conseguiu acompanhar a live? Ainda é possível assistir à transmissão. Clique e acesseo conteúdo.