Primeiro caminhão elétrico da marca é montado em Wörth, na Alemanha
A Mercedes-Benz acaba de iniciar uma nova etapa na sua mais que centenária história. A fábrica de Wörth, na Alemanha, começou a produzir em série o primeiro caminhão elétrico da marca, o eActros.
Apresentado mundialmente em junho, o modelo já roda em programas-piloto com clientes há mais de três anos e pode ser encomendado desde o início deste mês.
O eActros tem dois motores elétricos integrados, incluindo uma transmissão de duas velocidades. Dependendo da versão, obtém sua energia de três ou quatro baterias e pode atingir autonomia de até 400 quilômetros.
Ideal para operações de distribuição, o caminhão pode ser recarregado com até 160 kW. As três baterias precisam de pouco mais de uma hora para serem recarregadas de 20% a 80% em uma estação comum de carga rápida de corrente DC para carregamento de 400A.
O novo caminhão sai de linha de montagem flexível, na qual também são fabricados modelos a combustão interna, e depois é eletrificado na área batizada de Future Truck Center.
“O início da produção em série do eActros é uma prova muito concreta de que levamos a sério o transporte livre de emissões. Queremos expandir a produção em série de nossos caminhões elétricos aqui, em Wörth”, afirma Karin Rådström, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG, responsável pela Mercedes-Benz Trucks, que inaugurou a nova estrutura no último dia 7.
O Future Truck Center, assim, será o polo produtor de toda uma linha de caminhões movidos a bateria. A produção do eEconic, modelo desenvolvido para uso urbano, já está programada para o segundo semestre de 2022, enquanto a do eActros LongHaul, para transporte em longas distâncias, dois anos depois.