Flat Preloader Icon

Metodologias Ágeis aplicadas no TRC

por | set 30, 2022 | Artigos, Núcleo Joinville

Fonte: COMJOVEM Joinville
Chapéu: Artigos

As metodologias ágeis consistem em ciclos de desenvolvimento curtos, transformando grandes projetos em pequenos sprints de produção e controlando melhor o resultado final. Os métodos ágeis, ou “Agile”, surgiram na área de TI no contexto de desenvolvimento de produtos e softwares, substituindo o modelo anterior de modelo “cascata”, também conhecido como modelo pesado.

Os métodos ágeis são uma alternativa à gestão tradicional de projetos, com foco em satisfazer os clientes conforme as necessidades. Nesse modelo, são incentivados o trabalho em equipe, a auto-organização, a comunicação frequente, o foco no cliente e a entrega de valor. A partir da aplicação deste processo, é possível entregar ao cliente a oportunidade de avaliar os resultados do trabalho previamente, aumentando assim a sinergia entre a empresa, o cliente e o projeto.

Em 2001 foi publicado o Manifesto Ágil que trouxe alguns princípios e valores que servem como base para o desenvolvimento ágil de software. Assim, de forma simplificada, estes valores pregam: “Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas; Software funcional acima de documentação compreensiva; Colaboração do cliente acima de negociação do contrato; Responder a mudanças acima de seguir um plano fixo”.

Mais de 20 anos após o surgimento deste conceito nas áreas relacionadas à tecnologia e o Manifesto Ágil ainda é novidade para muitos, não apenas nos conceitos teóricos e seus valores, mas na aplicação prática dentro das organizações. Entretanto, nos últimos anos estes modelos têm ganhado espaço em diversos outros setores, bem como no segmento de transporte de cargas.

Os benefícios dos métodos são diversos, como aumento significativo na produtividade, qualidade do produto, maior engajamento dos colaboradores com o projeto, redução de problemas e falhas, e sem contar com aumento na satisfação do cliente.

Dentre os principais métodos ágeis que podem ser implantados nas empresas são: Scrum, Kanban e Lean.

Scrum

O Scrum começa com um Dono de Produto, encarregado de fazer o Backlog: uma lista de tarefas e das exigências do produto final. Em seguida vem o “Sprint”, um período de tempo pré-determinado dentro do qual a equipe completa conjuntos de tarefas do Backlog. Cada Sprint termina com uma revisão, em que a equipe analisa o trabalho e discute formas de melhorar o processo.

Kanban

Modelo adaptado de um sistema de trabalho criado nos anos 60 pela empresa Toyota, que sinalizava as etapas dos processos de fabricação e previa gargalos na produção. A partir de uma representação visual, um quadro branco era dividido em três colunas: “para fazer”, “fazendo” e “feito”. Cada tarefa anotada em um post-it e deve ser movida entre as colunas, conforme o seu andamento.

Lean

O conceito de Lean (enxuto) envolve a identificação e eliminação sistemática de desperdícios, em que apenas os recursos necessários são utilizados para a realização de um processo.

O Transporte Rodoviário de Cargas

O desafio diário no segmento de TRC no Brasil é algo muito debatido. Em uma empresa, problemas e soluções passam por seus corredores e instigam os gestores e equipes a uma solução e entrega eficiente e eficaz aos seus clientes.

Após um período de pandemia, vivido entre 2020 e 2022, as transportadoras representavam um ramo de atividade classificada como essencial, vez que seu trabalho era necessário para abastecer toda cadeia que dependiam dos seus serviços para continuar atendendo, além da própria população.

A tecnologia passou a ser a palavra da vez no TRC. A implementação da cultura digital trouxe o conceito de digitalização de processos, para ampliar a qualidade e entrega ao cliente. Além disso, conceitos entraram no radar de tendências logísticas, como Internet das Coisas, Robotização e Automação, Inteligência Artificial, Big Data Analytics, Veículos Autônomos, Realidade Aumentada, entre outros.

Assim, temos um grande exemplo do conceito de mundo BANI (rittle, Anxious, Nonlinear, and Incomprehensible ou em português FANI, Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível). Esse momento fez acelerar a transformação digital em muitas empresas, além de fazer com que esse acrônimo tenha ainda mais sentido.

Assim, os métodos ágeis servem como uma solução que trará benefícios não apenas para as empresas, como também para seus clientes. Não existe a “melhor metodologia”, mas um modelo mais adequado dentro do contexto do seu negócio ou projeto.

Referências:

BARROS, Leonardo. Conheça 3 metodologias ágeis para aplicar no trabalho remoto. Disponível em: https://tangerino.com.br/blog/metodologias-ageis/. Acesso em: 23 set. 2022.

Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software. Acesso em: 25 set. 2022.

Métodos ágeis: o que são e como impactam o seu negócio? Acesso em: 25 set. 2022.

Mundo BANI: Conheça o conceito e esteja preparo para ele. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2022.

Por: Aline Bublitz Felix – COMJOVEM Joinville