139 km da rodovia serão duplicados, incluindo o trecho entre Várzea Grande e Rosário Oeste, um dos mais críticos da rodovia
Em uma manhã cheia de detalhes sobre os próximos passos para a melhoria da infraestrutura rodoviária de Mato Grosso, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, recebeu, nesta quinta-feira (27/3), a diretoria da Nova Rota do Oeste, concessionária responsável pela BR-163/364. A reunião, realizada na sede da ANTT, em Brasília, trouxe boas novas para os motoristas e moradores de Mato Grosso e reforçou a parceria institucional para garantir um futuro cada vez mais seguro, rápido e eficiente para o transporte no estado.
A grande novidade anunciada foi o cronograma robusto de duplicações previsto para 2025, com um investimento de R$ 3 bilhões e 139 km de novas pistas. Um dos pontos de maior destaque foi a duplicação entre Várzea Grande e Rosário Oeste, um dos trechos mais críticos da rodovia, que representa um marco importante para a melhoria da segurança viária e do tráfego na região. A entrega do projeto de duplicação vai proporcionar uma redução significativa de acidentes e aliviar o tráfego intenso que caracteriza essa região essencial para o escoamento da produção agrícola e da indústria mato-grossense.
Além dos investimentos em duplicação, os números revelam um conjunto de melhorias que fazem a diferença no dia a dia dos motoristas e no desenvolvimento do estado: 18 ambulâncias, 8 guinchos pesados, 19 veículos de inspeção de tráfego, 22 painéis de mensagens variáveis e 18 bases de atendimento ao usuário. Já foram investidos R$ 27 milhões em 2023 e R$ 18 milhões em 2024, com previsão de mais R$ 80 milhões até o final de 2025.
Durante a reunião, foi destacado o impacto direto das melhorias na rotina de quem transita por essa rodovia diariamente. Com um sistema operacional robusto, que inclui um Centro de Controle 24 horas e a ampliação do sistema de pesagem veicular, a Nova Rota do Oeste se comprometeu a melhorar a segurança viária e a agilidade no tráfego, focando especialmente em veículos pesados, que representam um risco significativo devido a problemas mecânicos, como falhas nos sistemas de freios.
Um dos programas mais impactantes apresentados foi o “Pare Pela Vida”, que realiza ações de fiscalização humanizada, abordagens educativas e orientação sobre segurança, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Em 2024, o programa abordou quase 5 mil veículos, resultando em uma redução de 39% nos acidentes em relação ao ano anterior. A meta da concessionária para 2025 é ampliar ainda mais esses números, garantindo que mais motoristas e transportadores tenham acesso a informações essenciais para a segurança no trânsito.
A conquista da duplicação e o futuro da mobilidade
O ciclo de duplicação da BR-163 é uma das maiores transformações viárias que Mato Grosso já viu. Em 2025, serão entregues novos trechos duplicados em locais estratégicos como Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, localidades que são essenciais e estratégicas para o agronegócio do estado. A duplicação entre Sorriso e Sinop, por exemplo, ganhará 22 km de pista nova, facilitando o escoamento da produção agrícola e a logística regional.
A ampliação da cobertura 4G ao longo da rodovia, que passará de 45% para 99%, também foi anunciada, o que representa uma revolução tecnológica na comunicação e monitoramento da rodovia. A nova infraestrutura irá garantir maior conectividade e segurança para motoristas e passageiros. O uso de inteligência artificial para o monitoramento e análise das condições do trecho será um grande aliado para a eficiência na manutenção e na realização de obras corretivas.
Educação no trânsito: criando condutores conscientes e promovendo mais segurança viária
Outro ponto alto da reunião foi a apresentação do programa “Condutores do Amanhã”, que visa formar uma nova geração de motoristas mais responsáveis e conscientes, com foco na segurança no trânsito. O projeto irá atingir mais de 700 jovens da rede pública estadual de Mato Grosso, com ênfase na educação para a cidadania e no respeito às leis de trânsito. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado e se estenderá a 11 municípios ao longo da BR-163.
O objetivo é criar uma cultura de trânsito mais segura e conscientizar os futuros motoristas sobre a importância de atitudes responsáveis, tanto no contexto individual quanto coletivo. A redução da taxa de mortalidade no trânsito em Mato Grosso, que ocupa a segunda posição entre os estados com maior número de mortes, será uma das grandes conquistas desse programa.
“Essas iniciativas não são apenas números. Elas representam mudanças profundas na vida das pessoas que dependem da BR-163 para sua rotina, seja no trabalho, no transporte de mercadorias ou no deslocamento diário. Cada quilômetro duplicado, cada ação de segurança, cada investimento em tecnologia é uma peça chave na construção de uma infraestrutura moderna, eficiente e segura”, disse o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
Todas as ações fazem parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a ANTT, incluídos no contrato de concessão da Nova Rota, por meio da Revisão Quinquenal, como, por exemplo, a construção de uma área de escape e a duplicação da BR-364 no trecho entre Várzea Grande e Rosário Oeste.
Além da duplicação, outro tema abordado foram as frentes de recuperação de pavimento com foco no período chuvoso, limpeza da faixa de domínio e instalação de novas sinalizações, serviços que fazem parte da rotina da rodovia e contribuem para a segurança viária. Além disso, foram apresentados os resultados das ações implementadas na rodovia para a redução de acidentes, como o programa Pare Pela Vida, que atua em parceria com a Polícia Rodoviária Federal na vistoria das condições de manutenção de veículos de carga, e as ações educativas desenvolvidas em empresas do setor de transportes de Mato Grosso.
Com a condução da ANTT e a parceria da Nova Rota do Oeste, Mato Grosso se aproxima cada vez mais de um futuro em que o transporte não é apenas uma necessidade, mas uma ferramenta essencial para o desenvolvimento, crescimento econômico e, sobretudo, para a segurança e qualidade de vida dos seus cidadãos.
“A jornada para a transformação da BR-163/364 continua, e, a cada nova entrega, um novo capítulo dessa história de progresso se escreve. A ANTT e a Nova Rota do Oeste seguem, de mãos dadas com a sociedade, construindo um futuro mais seguro, ágil e conectado para todos”, concluiu Sampaio.