O vice-presidente da NTC&Logística, Antonio Luiz Leite, e a assessora Executiva da Presidência, Elisete Balarini, participaram do 3º Fórum de Mulheres no Transporte e na Logística, realizado ontem, 7 de novembro, na Fenatran. O evento reuniu lideranças femininas e representantes de importantes movimentos de apoio às mulheres no setor, como o Vez & Voz, A Voz Delas e Rota Feminina, reforçando a relevância da presença feminina e sua contribuição para a transformação e inovação no transporte de cargas.
O Fórum destacou temas centrais para a ampliação da participação feminina em um setor tradicionalmente masculino, abordando desde políticas públicas até boas práticas empresariais para atrair e reter talentos femininos. Para Antonio Luiz Leite, a mobilização é essencial para o desenvolvimento de um setor mais inclusivo e igualitário. “É fundamental apoiar e incentivar a participação feminina no nosso setor. Esse tipo de iniciativa permite que discutamos, de maneira coletiva, as melhores estratégias para garantir que as mulheres tenham cada vez mais espaço no transporte de cargas. Precisamos unir esforços para que o setor se torne cada vez mais inclusivo e equitativo”, afirmou o vice-presidente da NTC&Logística.
A programação incluiu a apresentação de dados do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) sobre a evolução da presença feminina no setor e um painel de debate sobre políticas públicas para fomentar essa participação, com a presença de Eliana Costa, diretora adjunta do ITL; Daniele Olivares Corrêa, procuradora do Trabalho; José Aires Amaral Filho, superintendente de Serviços da ANTT, e Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.
Outro ponto alto foi o painel promovido pelo movimento A Voz Delas, da Mercedes-Benz Brasil, no qual empresas compartilharam boas práticas de gestão para atrair e reter talentos femininos. A mediação ficou por conta de Vanessa Mariano, caminhoneira e influenciadora, e contou com a participação de Franciele Tuni, coordenadora de Operações Mercosul na Cordenonsi; Joyce Bessa, Diretora na TransJordano e vice-presidente da Pauta ESG da NTC&Logística, e Thais Almeida, diretora Comercial e Administrativa na Tquim.
O evento foi encerrado pelo movimento Rota Feminina, que apresentou a palestra ‘Transformação digital e o protagonismo feminino: impulsionando a inovação e a colaboração no transporte e logística’, reforçando o compromisso das lideranças e movimentos com a promoção da equidade de gênero no setor. Toda a programação reafirmou a importância da união entre movimentos como Vez & Voz, A Voz Delas e Rota Feminina para criar um ambiente cada vez mais justo e colaborativo no transporte RODOVIáRIO de cargas.
Conforme destacou a presidente do SETCESP, Ana Jarrouge, idealizadora do movimento Vez & Voz, “estamos avançando, mas é fato que ainda temos um longo caminho a percorrer. É preciso continuar a tratar esta pauta de forma contínua e consistente, até que o índice de equidade nos demonstre que estamos em um cenário adequado, o que ainda não é a realidade”.