Aconteceu na tarde desta quinta-feira (23), a reunião de diretoria da NTC&Logística, contando somente com a presença da diretoria eleita e executivos da entidade, para debaterem os principais assuntos voltados ao transporte RODOVIáRIO de cargas.
Na oportunidade, o presidente da entidade, Francisco Pelucio, iniciou a solenidade apresentando a participação da entidade nos eventos do último mês e aproveitou a oportunidade para falar do primeiro seminário itinerante da COMJOVEM de 2023: “Teremos mais um seminário realizado pela NTC&Logística junto a COMJOVEM, dessa vez no Rio de Janeiro, e tenho certeza de que será mais um grande evento de muitas oportunidades para discutirmos temas importantes para o setor”, concluiu Pelucio, dando sequência à reunião.
Posteriormente, a palavra foi passada para Edmara Claudino, assessora legislativa da entidade para esclarecer os principais assuntos junto aos presentes: “Nos últimos dias tivemos mais de 15 reuniões com deputados e líderes da câmara levando nosso posicionamento com relação a MP 1153 e tivemos uma boa recepção, todos entendem o nosso problema, estamos confiando nesse processo. Estamos acompanhando esse trâmite e sabemos que não será uma guerra fácil, mas vamos continuar trabalhando essa questão com bastante afinco”, pontuou.
Seguindo a reunião, o presidente Francisco Pelucio solicitou à assessora jurídica da entidade, Gil Menezes para prosseguir com suas considerações: “Referente aos documentos fiscais eletrônicos, fizemos uma pesquisa e, em sua maioria mostrou que existe um receio por parte das empresas na utilização do formato digital, por ainda existir legislações estaduais onde informam que a ausência da documentação impressa, leva a multa. Precisamos fazer uma alteração na legislação estadual para que isso seja atualizado, tendo em vista que o DT-e foi uma grande conquista do setor”.
Ainda nas discussões, foram abordados temas como a MP 1.153/2022, que trata sobre a exclusividade de contratação dos seguros pelo transportador, dessa forma, o diretor jurídico, Dr. Marcos Aurélio Ribeiro indicou a expectativa do setor com a votação no plenário: “Referente a MP, temos algumas emendas e aperfeiçoamentos para trabalharmos no tributário com relação a essa pauta, mas o importante é conseguir que ela seja votada, evidenciando os anseios do TRC”.
O vice-presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi, também pontuou suas considerações frente aos assuntos pertinentes da reunião, como a reforma tributária e a medida provisória, além de ressaltar novamente sobre o seminário itinerante da COMJOVEM, que acontece hoje (24) no Rio de Janeiro.
Outros assuntos também foram abordados, como a reforma trabalhista, roubo de cargas, percentual do biodiesel, dentre outros.
Ainda na ocasião, o diretor da NTC&Logística, Tayguara Helou aproveitou o momento para reafirmar sobre a importância da logística sem papel, “O contato direto com as empresas é muito importante, temos que pensar em uma segunda onda sobre o assunto porque a aceitação no mercado está ruim, ainda pedem o papel e os documentos impressos, mas precisamos e vamos mudar isso”, pontuou Helou.
Os demais presentes ainda comentaram o andamento de suas áreas e suas atividades e como vem sendo o desenvolvimento junto aos órgãos responsáveis sobre os temas de maior impacto para o transporte rodoviário de cargas. Em suma, todos os representantes agradeceram o apoio das entidades, comissões e as equipes envolvidas nas pautas abordadas e nos trabalhos sendo feitos, o presidente Francisco Pelucio então finalizou as atividades solicitando ao presidente da FENATAC, Paulo Lustosa, para realizar o encerramento da solenidade, “agradeço a oportunidade de encerrar mais essa reunião, reforço aqui a importância das entidades, que têm uma aceitação muito grande aqui em Brasília. Nós teremos um grande desafio esse ano em sentido de defender os interesses do setor. Por isso ressalto a presença das empresas, organizações e entidades, para continuarmos trabalhando nessas pautas”, finalizou.