INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objeto o estudo da tecnologia blockchain aplicada aos contratos inteligentes no setor de transporte, haja vista se tratar de uma nova forma de contratar, que se mostra muito mais eficiente e ágil.
Em suma, os contratos inteligentes representam documentos codificados, que são colocados em uma base de dados de execução automática e autônoma. Por sua vez, a tecnologia blockchain refere-se a uma rede compartilhada, cujo banco de dados armazena diversas informações codificadas. Esta ferramenta é responsável por inserir cláusulas em Contratos inteligentes em blocos imutáveis, garantindo, assim, que a execução das obrigações se dê de forma imediata, autônoma e à prova de violações.
Inovando em diversos setores, a técnica em questão está cada vez mais difundida no campo logístico, permitindo que sejam criados contratos inteligentes para diversos fretes, auxiliando no rastreamento de mercadorias, bem como otimizando o sistema de faturamento e pagamento.
1. BLOCKCHAIN
A blockchain é frequentemente citada como uma tecnologia de registro imutável e em tempo real de transações e propriedade. Basicamente, é um registro de transações confiável e difícil de violar, que identifica quem é proprietário do quê.
Neste contexto, a tecnologia blockchain surge como uma força disruptiva com o potencial de transformar a logística como um todo.
No seguimento do transporte, a aplicação desta solução vem criando novas formas de rastrear processos, produtos e autenticidades, auxiliando dessa forma na falta de transparência, dificuldades de rastreabilidade, identificação de erros e otimização nas entregas. Na maioria dos casos a complexidade atrapalha na visibilidade em tempo real dos processos, levando à ineficiência e falta de confiabilidade.
A tecnologia, por se tratar de ferramenta que registra de forma descentralizada, facilita e viabiliza o acesso por todas as partes sobre as informações, dando assim maior transparência e visibilidade entre os envolvidos no processo.
Outro ponto importante é sobre fraude e erro nas informações inseridas na cadeia do processo, onde a blockchain afere a autenticidade dos documentos, não permitindo a alteração sem aprovação da rede.
1.1. APLICAÇÕES NO SETOR DO TRANSPORTE
Na pratica no segmento do transporte, a tecnologia vem sendo utilizada para reduzir e mitigar diversos fatores que atrapalham ou tornam ineficiente o processo da logística, que o correm na maioria das vezes, por problemas de comunicação e coordenação entre setores da cadeia do processo. A blockchain automatiza todos esses processos através de contratos inteligentes, aumentando dessa forma a eficiência, seja no tempo como também nos custos.
2. CONTRATOS INTELIGENTES
Se tratam de programas que se executam de forma automática, acionados quando um processo anterior ao próximo é concluído. Na logística vem sendo utilizado para substituir processos que eram manuais e que demandavam tempo. Um exemplo claro é sobre o faturamento e pagamento na logística, através desse sistema os pagamentos são processados de forma automática assim que a entrega é concluída e confirmada.
Além disso, também é utilizado para otimizar a roteirização e agendamento das entregas, garantindo o ganho de tempo e economia do consumo dos veículos.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização desta pesquisa optou-se pela metodologia de cunho bibliográfico, e como procedimentos metodológicos foram analisados, teses, artigos científicos, que enfocam o tema proposto.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Por tanto, podemos observar que o impacto da tecnologia blockchain e dos contratos inteligentes no setor de transporte é extremamente positivo, pois estão transformando o setor, auxiliando todo o segmento na otimização dos processos seja ele interno ou diretamente na rota que será realizada para entrega final de determinado produto. Se tornando assim algo essencial para o futuro da logística.