Flat Preloader Icon

Penúltima reunião ordinária do ano da NTC&Logística é realizada com a diretoria

por | nov 17, 2023 | Entidade de Classe, Notícias, Outros

Fonte: NTC&Logística
NTC&Logística
Chapéu: Reunião da diretoria

O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio reuniu ontem (16), integrantes da diretoria, representantes de entidades e empresários convidados para a reunião ordinária do mês de outubro, para atualizar os participantes do trabalho desenvolvido pela Associação.

Iniciando a reunião, foi realizada a deliberação do conselho fiscal a respeito da previsão orçamentária da entidade para 2024, onde o diretor financeiro, Marcelo Rodrigues realizou a leitura da ata da reunião que aconteceu os os integrantes, onde houve a aprovação de todos os envolvidos. 

Posteriormente, o presidente, Francisco Pelucio, realizou a leitura da agenda de atividades dos meses de outubro e novembro, e destacou os eventos de grande repercussão, tais como a comemoração do aniversário da ABTLP de 25 anos, o último seminário itinerante do ano da COMJOVEM, realizado em Manaus, o III Seminário Trabalhista do TRC, que aconteceu em Brasília e foi um grande sucesso, e reforçou o convite para o último evento do ano da entidade, o Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da COMJOVEM, que acontece no próximo dia 23 de novembro em Touros no Rio Grande do Norte.

Durante a sua fala inicial também abordou sobre a assembleia eleitoral que estava acontecendo, para a definição da nova diretoria da entidade que irá iniciar as atividades em janeiro de 2024. Ele destacou o apoio, “Gostaria de oferecer o meu apoio e da diretoria atual para a transição para a nova diretoria, vamos continuar trabalhando em prol da entidade e do setor e desejamos muito sucesso para os novos integrantes a partir do próximo ano”. 

Dando sequência, a palavra foi passada ao atual vice-presidente da Associação, Eduardo Rebuzzi, e presidente eleito para o quadriênio de 2024-2027, que fez questão de agradecer e pontuar o brilhantismo da participação da NTC&Logística em busca de melhorias em prol do transporte de cargas, também aproveitou para citar o nova diretoria e conselho da entidade: “Agradeço a todos e a nova diretoria eleita que farão parte da gestão da NTC. São todos competentes e capacitados e com uma chapa de qualidade como esta, vamos ainda mais longe. Agradeço a todos que aceitaram esse convite”. 

José Hélio Fernandes, ex-presidente da NTC&Logística, também utilizou da palavra para apoiar a nova diretoria da Associação, enfatizando o trabalho incansável do presidente atual, Francisco Pelucio: “Não há dúvidas do trabalho e representatividade do Francisco, que a próxima presidência seja referência ao seu sucessor, tenho certeza de que será um sucesso”. 

O presidente da Câmara Interamericana de Transportes (CIT), Paulo Caleffi, participou remotamente comentando os próximos eventos e reuniões da CIT, e também declarou o seu apoio a nova diretoria, parabenizando todo o trabalho feito nesses quatro anos de gestão do atual presidente, e desejou boa sorte ao seu sucessor, para continuar o intenso trabalho da Associação frente aos anseios do transporte rodoviário de cargas.

Entre os principais assuntos abordados, foram os impactos sobre a tramitação da desoneração da folha de pagamento, DT-e, reforma tributária, roubo de cargas, o tempo de parada dos motoristas, dentre outros de grande relevância, sendo considerados pelos presentes neste momento de grandes decisões e medidas.

Em continuidade, a assessora jurídica, Gil Menezes, abordou sobre o DT-e com os presentes, detalhando a nova minuta de decreto para sua regulamentação e as alterações no ministério. Ela esclareceu os principais pontos dessa integração e destacou o processo de implementação.

O diretor jurídico, Marcos Aurélio Ribeiro, ressaltou sobre os desdobramentos da desoneração da folha e a Reforma Tributária acerca da alíquota de IVA e a possibilidade de aprovação, sendo esta uma preocupação do setor de serviços, do qual envolve o transporte de cargas, por ser uma porcentagem muito alta. “O que se pretende é examinar essa fase no Senado, para que a aprovação da reforma seja a melhor possível para o país”, pontuou o diretor.

Edmara Claudino, assessora legislativa da NTC&Logística, compartilhou sua preocupação em relação à desoneração da folha de pagamentos, mencionando as reuniões realizadas em âmbito civil, com deputados e senadores. Ela destacou o veto do tanque suplementar, informando o manifesto que será entregue aos deputados e senadores para promover uma articulação quanto à tramitação desse tema.

Os assessores técnico e jurídico da Associação, Lauro Valdívia e Narciso Figueroa Jr, compartilharam suas participações em eventos representando a entidade. Além disso, discutiram o processo requisitado pela SENATRAN para abordar a questão do Transporte de Cargas em veículos de passageiros e sua regulamentação. Também abordaram o veto da PL 1949/21, oferecendo insights sob o ponto de vista jurídico.

O Coronel Mauro Ricciarelli, representando o vice-presidente de segurança, Roberto Mira, abordou sobre a preocupação com os roubos de equipamentos, destacando a estreita colaboração com a polícia federal e rodoviária, trabalhando de maneira conjunta para concentrar esforços na prevenção desses delitos.

Os demais participantes também colocaram as suas contribuições acerca de todos os assuntos abordados, contribuindo para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela Associação, em pautas de grande importância para o setor.

A vice-coordenadora nacional da COMJOVEM, Joyce Bessa, utilizou a palavra para também reforçar o convite para o Congresso NTC 2023 – XVI Encontro da COMJOVEM, que acontecerá no Rio Grande do Norte, ainda em Novembro, com poucas vagas restantes. Destacando o trabalho dos núcleos e a parceria com sindicatos e federações que apoiam a comissão em suas localidades. 

Ao finalizar, o presidente passou a palavra para os convidados especiais da presidência, e Antônio Luis Leite ficou responsável pelo encerramento, destacando: “A grandeza de Francisco Pelucio na história da NTC é de uma envergadura enorme, principalmente frente ao trabalho desenvolvido nos últimos anos. Acompanhei ele durante todo esse tempo e posso dizer que sempre tivemos um líder, que nunca puxou protagonismo somente para si. Agradeço a todos vocês, e comemoro as vitórias que conquistamos até agora. Muitas vezes, o nosso setor é injustiçado, mas sempre tivemos reconhecimento e garra, pois sempre estivemos juntos, e tudo vai à frente se estivermos alinhados. Muito obrigado a todos”.