Segundo instituto, indústria e agropecuária estão abaixo do pico da série
O Produto Interno Bruto (PIB) e os serviços se encontram no maior patamar da série histórica da pesquisa de Contas Nacionais do IBGE, enquanto indústria e agropecuária estão abaixo do pico da série.
“PIB e serviços estão no maior patamar da série histórica da pesquisa. Pela ótica da oferta, continua o crescimento dos serviços. E cerca de dois terços do PIB são correlacionados com serviços. PIB e serviços têm curvas parecidas”, afirma a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
A indústria se encontra 5,4% abaixo do maior patamar da série histórica, registrado no terceiro trimestre de 2013. Isso apesar do crescimento de 1,8% do setor no segundo trimestre, ante o primeiro trimestre.
A agropecuária, por sua vez, está em nível 5,8% abaixo do primeiro trimestre de 2023, que foi o maior patamar do setor na série histórica da pesquisa.
“Agropecuária ainda está em patamar alto, mas em relação ao ano passado, está abaixo. O ano de 2023 foi de protagonismo da agropecuária, mas este ano não está sendo muito bom para a agropecuária”, disse.