Flat Preloader Icon

Presidente Eduardo Rebuzzi participa da comemoração dos 50 anos da Ponte Rio-Niterói

por | mar 6, 2024 | Notícias, Outros

Fonte: NTC&Logística
NTC&Logística
Chapéu: Comemoração

Na foto: Engenheiro e consultor de Rodovias, Carlos Alberto Muller, Presidente Eduardo Rebuzzi, ex Ministro, Marcio Fortes e o diretor da ANTT, Guilherme Theo.

A comemoração do cinquentenário da Ponte Rio-Niterói, um dos marcos arquitetônicos e de engenharia mais significativos do Brasil, reuniu importantes nomes e especialistas do setor de transporte e logística no Museu do Amanhã, no centro do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 4 de março. O presidente da NTC&Logística e da FETRANSCARGA, Eduardo Rebuzzi, prestigiou o evento.

Rebuzzi compartilhou suas percepções sobre o papel da Ponte, afirmando: “Desde a sua inauguração há meio século, a Ponte Rio-Niterói vem desempenhando um papel importante no fortalecimento da logística e no Transporte de Cargas no Brasil. Ela não só facilitou a conexão entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, mas também se tornou uma via essencial para a circulação eficiente de mercadorias, impulsionando o desenvolvimento econômico e a integração regional. Sua existência confirma o potencial de inovação e a capacidade de superação de desafios que caracterizam nosso setor.”

O evento de comemoração também contou com a presença de autoridades e líderes do setor, incluindo Alberto Luiz Lodi, diretor presidente do Grupo ECOVIAS; Júlio Amorim, Diretor Superintendente da Ponte; Jorge Bastos, Diretor Presidente da INFRA SA; Axel Grael, Prefeito de Niterói; Leandro Almada Costa, Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Rio de Janeiro; e Guilherme Theo Sampaio, Diretor da ANTT, além de outras autoridades.

Sobre a Ponte

Com um fluxo diário de 400 mil pessoas em 150 mil veículos, a Ponte Rio-Niterói é um elemento importante na infraestrutura de transporte do Brasil, atravessando os 13 quilômetros de extensão que separam os dois municípios. O conceito de construir uma ponte suspensa entre o Rio de Janeiro e Niterói remonta a 1875, mas foi somente em 1963 que um grupo de trabalho foi estabelecido para levar o projeto adiante. Em 23 de agosto de 1968, o general Arthur Costa e Silva, então presidente do Brasil, assinou o decreto autorizando sua construção.

Este marco da engenharia nacional se destaca por ter o maior vão em viga reta contínua do mundo, conhecido como o Vão Central, com 300 metros de comprimento e 72 metros de altura. A ponte também impressiona com o total de 1.152 vigas ao longo de sua estrutura, simbolizando um legado de progresso e inovação para o Brasil desde a sua inauguração.