Aconteceu na última terça-feira (18), no auditório das entidades do prédio que abriga as entidades do setor em São Paulo, a 8ª edição do Prêmio de Sustentabilidade do SETCESP.
O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio participou do evento, na companhia de outros presidentes de entidades e assessores, e entregou placas de homenagem aos representantes de empresas que apresentaram projetos. A entidade apoiou o evento nesta edição.
“A sustentabilidade vem fazendo parte do dia a dia das empresas de transporte cada vez mais. Quando fui presidente do SETCESP entre 2007 e 2012, tive um olhar para esse tema, fazendo um acompanhamento das empresas que tinham iniciativas voltadas para o meio ambiente, a fim de promover a sustentabilidade. Fico muito feliz que esse projeto esteja maior a cada ano, e o presidente Adriano vem conduzindo muito bem essa questão na entidade. Como presidente da NTC&Logística, juntamente com nossa diretoria, temos prazer em apoiar esse projeto”, destacou Pelucio.
Ao todo, 25 empresas concorreram com 55 projetos na disputa pelo prêmio, em quatro categorias diferentes: Gestão Econômica Sustentável, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade na Segurança Viária e do Trabalho.
Oito finalistas foram selecionados, dois em cada categoria, após a entrega dos projetos e a apresentação oral à comissão julgadora. Depois os projetos foram avaliados por cinco jurados especialistas que elegeram os vencedores considerando os critérios de criatividade, tecnologia, planejamento, continuidade, indicadores mensuráveis, investimentos e redução de consumo de insumos.
Ao longo dos oito anos de premiação, mais de 153 empresas participaram com 254 projetos inscritos.
“Segundo um levantamento que fizemos, em 2019 um total de 3% das nossas empresas associadas, possuíam iniciativas ESG, já em 2022, esse número quase dobrou. Isso demonstra que esse tema não é modismo. Como cidadãos buscamos cada vez mais produtos e serviços mais sustentáveis”, destacou o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor. A soma de todo esse engajamento trouxe resultados incríveis. Aproximadamente 2 milhões de pessoas e 150 entidades já foram beneficiadas. Por volta de 2,5 mil toneladas de alimentos foram doados. Cerca de 500 mil árvores foram plantadas e 115 mil toneladas de materiais foram reciclados. Além disso outras 380 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera.