O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, reuniu-se ontem (21) com integrantes da nova diretoria eleita, contando com membros do Conselho Superior, Suplentes, Vice-presidentes regionais e extraordinários, Coordenação Nacional da COMJOVEM, Instituto COMJOVEM, membros do Conselho de Ex-Coordenadores da Comissão e Presidentes de Federações, Sindicatos e Associações de todo o Brasil para a primeira reunião ordinária do ano. O objetivo foi realizar um encontro com a equipe de trabalho para o próximo quadriênio, além de apresentar pautas da entidade e do setor, atualizando os participantes sobre o trabalho desenvolvido.
Ao iniciar a reunião, o presidente da atual gestão expressou seus agradecimentos: “Agradeço a presença dos ex-presidentes aqui presentes, Francisco Pelucio, José Hélio Fernandes, Flávio Benatti, Urubatan Helou e a todos que confirmaram presença neste momento”.
Em seguida, foi realizada a leitura da ata da reunião anterior, comunicados e a leitura dos assuntos encaminhados para a reunião.
Rebuzzi também aproveitou para falar sobre a Conferência Nacional dos Estudos em Transporte, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical), que acontecerá hoje (22), destacando o apoio recebido para a realização do evento neste início de gestão, aproveitando também para informar a data e local para o próximo evento, que acontecerá em Bento Gonçalves no mês de agosto. Além disso, também comentou sobre a atuação da equipe da entidade, ressaltando o êxito na organização do primeiro CONET de 2024.
“Vamos realizar mais um grande evento e conto com a presença de todos para ficarmos por dentro das principais informações adquiridas através das pesquisas do DECOPE, que são de extrema importância para o nosso setor”, comentou Rebuzzi.
Em relação à estrutura organizacional da NTC&Logística, o presidente mencionou as melhorias contínuas, incluindo a renovação de contratos com as empresas terceirizadas que já atuam com a Associação, a nomeação das vice-presidências das câmaras técnicas, entre outros trabalhos já realizados.
O presidente também abordou brevemente sobre as câmaras técnicas e suas demandas: “Enfatizo com todos aqui a necessidade de trazermos assuntos relevantes para gerar demandas e abordar questões importantes, e o apoio das federações e sindicatos na captação de sócios e recursos são de extrema importância, tornando a NTC cada vez mais sustentável”.
Além disso, mencionou os esforços da COMJOVEM, reconhecendo a Comissão como uma criação de grande peso e enfatizando a importância de tratá-la com atenção especial.
Continuando a reunião, o vice-presidente da nova diretoria, Antônio Luis Leite, expressou sua gratidão pelo apoio recebido em sua vice-presidência durante esta gestão: “Agradeço imensamente todo o apoio nesta vice-presidência. Ao ingressarmos em um desafio de grande porte, onde a expectativa é que alcancemos a vitória, a primeira medida é escolher uma equipe de alto nível. Ao assumirmos essa gestão, a equipe já era titular, tendo poucos ajustes necessários para aprimorar, mas estamos sempre em busca de melhorias. A competência deve estar presente em todos os departamentos e estamos juntos para alcançarmos nossos objetivos. Agradeço ao presidente Eduardo Rebuzzi pela confiança, e estamos começando com o pé direito.”
Em seguida, a palavra foi passada para o diretor financeiro da Associação, José Maria Gomes, que enfatizou a qualidade da equipe que compõe a atual gestão: “Contamos com uma equipe altamente qualificada, o que serve de inspiração para a nova gestão. Certamente, devemos pensar de forma sustentável, pois, esta entidade possui uma imagem imponente e desempenha um papel crucial na representação do setor, o que nos impõe a necessidade de ter uma estrutura robusta para atendermos às expectativas.”
José Maria aproveitou o momento para apresentar a previsão orçamentária do ano, informando sobre a receita, despesa e resultados financeiros da Associação no ano anterior e para este ano.
Durante o decorrer da reunião, houveram manifestações dos presentes sobre assuntos anteriormente pautados relacionados às questões orçamentárias da Associação, a necessidade de apoio na busca de mais associados, o RNTRC, melhoria na comunicação, dentre outros pertinentes ao segmento.
Seguindo as pautas enviadas pelos membros da diretoria, entre os assuntos abordados estavam a inteligência artificial no TRC, a atualização das atividades da Câmara Técnica de Produtos Farmacêuticos, multas da ANTT, o decreto 11.795/23, Roubo de Cargas, onde foram abordados os maiores índices no país na atualidade, reforçando a importância da atuação junto aos órgãos responsáveis. Outros assuntos como a Reforma Tributária, Desoneração da Folha de Pagamentos, dentre outros de grande relevância, foram considerados pelos presentes.
Para finalizar a reunião, o presidente Eduardo Rebuzzi reforçou a importância do trabalho da Associação em todos os assuntos apontados na reunião, aproveitando para reforçar e agradecer a participação e atuação de todos os presentes para o desenvolvimento do setor em suas bases.