O futuro do Porto de Santos em discussão

Fonte: A Tribuna
Porto de Santos

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O futuro do complexo portuário santista e de suas cadeias de negócio será foco de diversos debates nesta segunda (24) e terça-feira (25) no Porto & Mar - Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos. O evento começa às 17 horas desta segunda-feira, para o credenciamento dos  participantes, e logo depois, às 18h30, haverá a cerimônia de abertura, que contará com a presença de autoridades portuárias, como o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários substituto, Fábio Lavor, e também do governador João Doria (PSDB). 


O seminário Porto & Mar é uma realização do Grupo Tribuna e acontecerá no Hotel Sheraton (Rua Guaiaó, 70, no bairroAparecida), em Santos. Os ingressos estão esgotados.


Na terça, a partir das 9 horas, vão acontecer as discussões técnicas sobre o futuro do Porto. Os assuntos foram divididos em quatro painéis.


A programação começa às 8h30 com o credenciamento dos participantes. Na sequência acontece o painel Modelo de gestão: A nova Autoridade Portuária, que vai abordar os planos do Governo Federal para a abertura de capital da Companhia Docas do Estado de SãoPaulo (Codesp, a Autoridade Portuária), as perspectivas do mercado sobre o futuro do cais santista, as oportunidades para a iniciativa privada e o novo sistema tarifário da Codesp.


Entre os convidados do painel, estão o próprio secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários substituto, Fábio Lavor, que também responde pela Diretoria de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias do Ministério da Infraestrutura; a chefe do Departamento de Desestatização e Estruturação de Projetos Federais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fernanda Guimarães Cotta e Silva; e a chefe de gabinete da Diretoria-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Jacqueline Wendpap.


Também participam o professor Carlos Alberto Primo Braga, especialista em Economia da Fundação Dom Cabral; o presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), Sérgio Aquino; e o consultor da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Willem Mantelli.


Na sequência, haverá o painel Inovação tecnológica no Porto e novas cadeias de negócios, debatendo a implantaçãode sistemasde automaçãono cais santista, o papel das novas tecnologiasedas startups no desenvolvimento do Porto e seus impactos no atual mercado de trabalho e na criação de novas cadeias de negócio.


Entre os participantes, estão o diretor-presidente da Codesp, Casemiro Tércio Carvalho; o CEO da operadora portuária Santos Brasil, Antonio Carlos Sepulveda, a gerente de Tecnologia da Informação da Brasil Terminal Portuário (BTP), Fabiana Alencar; o executivo da Paragon Gustavo Telles; e o vice-presidente para América Latina da Cargosnap do Brasil, Vinícius Leque.


Segunda etapa


Após o intervalo para o almoço, às 14 horas, haverá o painel Modelo de gestão:A concessão dos acessos ao Porto de Santos. Serão abordados os planos da Codesp para a concessão à iniciativa privada da gestão do sistema rodoviário do cais santista e do canal de navegação do complexo. Ainda haverá discussão a respeito da malha ferroviária do cais, principalmente os planos de investimento.


Vão integrar o debate o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Codesp, Danilo de MoraisVeras; o assessor da Secretaria Estadual de Logística e Transportes. Paulo Oda, que assumiu recentemente a presidência da Companhia Docas de São Sebastião;a chefe de gabinete da Diretoria-geral da Antaq, Jacqueline Wendpap; o diretor-presidente da Associação Brasileira de Terminais Privados (ABTP), Jesualdo Conceição da Silva; e o diretor de Relações Institucionais da Rumo Logística, Guilherme Penin.


Encerrando a programação do seminário Porto & Mar, está previsto o painel O Acordo de Facilitação do Comércio e os impactos nos portos, às 16horas. Em pauta, estarão os reflexos no segmento portuáriodos planos do Governo para facilitar o comércio exterior brasileiro.


O diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Angelino Caputo; o diretor titular adjunto do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), Vladimir Guilhamat, e o presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), Nívio Perez dos Santos, participam do debate.


Na plateia do seminário, confirmaram presença executivos de operadoras, terminais,importadoras e exportadoras do Porto de Santos, autoridades regionais e federais e especialistas do setor.

São Paulo

Rua da Gávea, 1390 - Vila Maria
CEP - 02121-020 - São Paulo/SP
Fone - (11)2632-1500

Brasília

SAS – Quadra 1 – Lotes 3/4
Bloco “J” – 7º andar – Torre “A” Edifício CNT
CEP: 70070-010 - Brasília/DF
Fone - (61)3322-3133