Urubatan Helou propõe ao governador paulista criação de plano para renovação de frota

Fonte: TRC News
FENATRAN

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Em clima de otimismo, mas sem deixar de lado o debate sobre os grandes temas relacionados ao setor, foi aberta oficialmente, por diversas autoridades, a 22ª edição do Salão Internacional do Transporte – FENATRAN em São Paulo.

Em seu pronunciamento, o vice-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou, apresentou ao governador do Estado de São Paulo, João Dória, uma sugestão para que o governo paulista desenvolva um plano para a renovação consistente da frota de caminhões.

Foi enfático ao dizer que a idade média da frota brasileira é altíssima, o que provoca, entre outras consequências negativas, a prática já corriqueira do uso de peças canibalizadas de veículos antigos pelos que ainda estão em operação. Alertou para o fato de que isso traz altos riscos à população e ao meio ambiente, em razão do potencial de acidentes e emissão de gases altamente poluentes.

Para encerrar, deixou uma visão clara de suas expectativas quanto ao crescimento da economia e do setor de transportes em particular: “prefiro deixar qualquer sinal de crise passada no retrovisor e não olhar para trás”.

WhatsApp Image 2019 10 15 at 07.55.09 2

Enquanto o público se preparava para conhecer os 450 expositores que trouxeram o que há de novo no mercado, o governador de São Paulo, João Dória, anunciava que está disposto a ouvir as propostas formuladas por Urubatan Helou para a renovação da frota de velhos caminhões. Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), a média de vida dos caminhões brasileiros é de 20 anos. “Se São Paulo fizer, os outros estados farão a renovação gradual da frota”, acredita Dória.

No final da tarde, a diretoria da NTC&Logística recebeu a informação do Palácio dos Bandeirantes de que já está agendada para o próximo dia 23, reunião com o objetivo de tratar desse assunto.

WhatsApp Image 2019 10 15 at 07.54.24

Bruno Covas, prefeito da cidade também participou da solenidade de abertura e ressaltou o esforço que tem feito para combater a criminalidade e o roubo de cargas.

WhatsApp Image 2019 10 15 at 07.56.40

O legislativo foi representado pela senadora Joice Hasselman, líder do Governo no Congresso; pelo senador Wellington Dias, presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura; e pelo deputado Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. “A infraestrutura virá pelas privatizações, pela abertura do mercado. O marco regulatório do setor, em discussão no Parlamento será importante para atrair capital privado”, alertou o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa.

Considerada uma das quatro maiores feiras do mundo, a FENATRAN apresenta a cada dois anos os insumos para a indústria de logística. Alarico Assumpção Júnior, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) comemorou a “perfeita integração do setor” e Norberto Fabris, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) espera que a feira seja o sinal de que é possível fechar o ano bem, com a aposta na volta do crescimento do país em 2020.

Toda a cadeia produtiva está representada na FENATRAN, aberta para visitação até a próxima sexta-feira (18), com a presença das empresas de rastreamento de frota, fabricantes de pneus, empresas de seguros, de suprimento da indústria de transporte. Além, é claro, dos que há de mais avançado na produção de veículos leves e pesados das grandes montadoras e marcas. “A Fenatran não é uma feira do transporte de cargas, é uma feira para o transporte de cargas”, resume Urubatan Helou.

Mais Lidas

Siga no Instagram

São Paulo

Rua da Gávea, 1390 - Vila Maria
CEP - 02121-020 - São Paulo/SP
Fone - (11)2632-1500

Brasília

SAS – Quadra 1 – Lotes 3/4
Bloco “J” – 7º andar – Torre “A” Edifício CNT
CEP: 70070-010 - Brasília/DF
Fone - (61)3322-3133