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Relatório Mensal do Índice Nacional de Custos do Transporte – (INCTF e INCTL) | Agosto/22

por | set 12, 2022 | Econômico, INCT

Fonte: Decope - NTC
Chapéu: .

O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.

O INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir a evolução dos custos operacionais de transporte rodoviário de cargas e são índices do setor de transporte com grande repercussão e credibilidade, publicado no site da NTC e por todas as entidades que representam o transporte (Sindicatos e Federações), bem como em outros meios de comunicação. Eles servem ainda como instrumento de atualização de contratos públicos e privados no mercado de frete.

INCT-F DECOPE/NTC DE AGOSTO/21 A AGOSTO/22

A NTC&LOGÍSTICA comunica aos associados que a variação média do(INCTF[1] DECOPE/NTC) foi de (0,76%) no mês de agosto e acumula nos últimos doze meses 14,66% (quatorze virgula sessenta e seis por cento), entre setembro de 2021 e agosto de 2022 (agosto de 2022*/- sobre agosto de 2021 ou ainda, nos últimos doze meses).

O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, coleta e distribuição, custos administração e de terminais. Nesses custos não estão contemplados impostos, pedágios e margem de lucro.

INCTL – DECOPE/NTC DE AGOSTO/21 A AGOSTO/22

O INCTL[2] reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração.

A sua variação média foi de 25,12% (vinte e cinco vírgula doze por cento) de setembro de 2021 a agosto de 2022 (agosto de 2022 sobre agosto de 2021, ou ainda nos últimos doze meses) e no mês variando (1,40%).

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS COMBÚSTÍVEIS

O preço por litro do óleo diesel S-10, registrou variação de (6,66%) no mês de agosto/22, quando comparado com o mês anterior, sendo comercializado a R$ 7,010 p/litro. No período de 12 meses (ago-21 contra ago-22), a variação acumulada é de 50,14%, resultado, principalmente ditado pela nova regra da Petrobrás, a partir de setembro de 2015.

O aditivo Arla 32, utilizado para reduzir as emissões de poluentes não registrou variação em relação ao mês de agosto/22. Desde março/12 até hoje, o aditivo já acumulou queda de (23,76%).

O óleo diesel comum, ainda consumido pela frota brasileira, teve variação acumulada de 50,39% nos 12 meses. No mês de agosto o óleo foi comercializado a R$ 6,930 p/litro, contra R$ 4,608 p/litro no mesmo período do ano anterior. A variação mensal foi de (6,60%) no mês de agosto/22 em relação a julho/22.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS DEMAIS INSUMOS NA FRACIONADA

No mês, o veículo de transferência registrou variação de 1,33%, pneu – 275/80 R22,5 de 2,68%,e o pneu 215/75 – R 17,5 com 2,58%.

Considerando o período de 12 meses, os insumos que contribuíram para a variação do INCTF na operação de transferência foram: veículo 20,42%, carroceria baú 37,07%, pneu – 275/80 R 22,5 com variação de 15,34%, recapagem 15,31%, rodoar 7,38%, lavagem com 12,80%, salário do motorista[3] 9,88% e seguro do casco 21,49%.

Na operação de coleta e distribuição, os insumos que tiveram variação foram: veículo com variação de 23,34%, carroceria ¾ baú de alumínio com variação de 37,08%, pneu 215/75 – R 17,5 com 5,01%,recapagem com 15,31%,lavagem com 12,80%, seguros do casco e contra terceiros com 24,10%, salário de motorista 9,81% e salário de ajudante 9,73%.

DESPESAS ADMINISTRATIVAS

As despesas administrativas de uma forma geral tiveram variação de 0,10% em agosto de 2022, quando comparada com as despesas do mês anterior. Já as despesas administrativas, exceto os salários, variaram 0,28%.

Nos 12 meses, as despesas administrativas vêm registrando alta de 9,90%, agravado principalmente, pelo reajuste do IPTU para 2022. A evolução acumulada das despesas administrativas, exceto salários, foi de 9,86%.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS PRINCIPAIS INSUMOS NA LOTAÇÃO

Considerando o mês de agosto/22 contra julho/22, as despesas administrativas registraram variação de (0,88%), despesas administrativas (exceto salários) (0,11%), cavalo mecânico 2,42%, pneus (0,50%), seguros 2,06%.

ANÁLISE DE 12 MESES

Nos 12 meses (ago/22 contra ago/21), o cavalo mecânico teve variação de 23,72%, semirreboque 58,42%, seguros 27,67%, salários do DAT – 9,95%, óleo cárter 20,80%,óleo câmbio 20,01%, recapagem com 15,31%, rodoar 7,38%, lavagem 12,80% e 12,38% pneus – 295/80 R22.

INCT-FR, INCT-FOU INCVT e INCT-FRIG

A evolução completa do INCTF, do INCTL e dos demais índices (INCTFR, INCTFOU, INCVT – Índice Nacional do Custo Variável do Transporte e INCTFRIG Índice Nacional do Custo do Transporte Frigorífico), assim como dos insumos do transporte encontra-se à disposição dos filiados da NTC&LOGÍSTICA na área restrita aos associados do site www.portalntc.org.br. Para acessar esta área, clique no canal Técnico e Econômico. Em seguida, clique “Downloads”.

O Departamento Técnico e Econômico da NTC&LOGÍSTICA (DECOPE) coloca-se à disposição das empresas e entidades associadas para prestar qualquer informação complementar pelo telefone (0xx11) 2632-1526/1536 ou pelo e-mail economia@ntc.org.br.

São Paulo, 31 de agosto de 2022.

DECOPE/NTC&LOGÍSTICA


[1] É livre a reprodução total ou parcial desta nota em qualquer meio de comunicação, desde que não sejam omitidos ou alterados aspectos essenciais à compreensão da mesma e desde que seja citada a fonte como segue: DECOPE/NTC&LOGÍSTICA – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas/Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

[2] Este custo inclui custo peso, GRIS, custo valor para mercadorias de baixo valor (R$ 6.430,19 TON.) e PIS/COFINS. Não inclui taxa de lucro e pedágios. Franquia de 6 horas para carga e descarga. Acima disso, o custo adicional é de R$ 172,16 p/hora útil parada, ou R$ 6,89 por tonelada por hora útil.

[3] Devido ao fechamento do Acordo de Convenção Coletiva dos trabalhadores em transporte rodoviário de carga – São Paulo, base do SETCESP em maio/22, acordaram o índice de 12,47% para o reajuste dos salários de motoristas e outras categorias profissionais, sendo 10% em maio/22 e 2,47% em outubro/22, ambos aplicados sobre o salário de abril/22.