O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte RODOVIáRIO de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.
O INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir a evolução dos custos operacionais de transporte rodoviário de cargas e são índices do setor de transporte com grande repercussão e credibilidade, publicado no site da NTC e por todas as entidades que representam o transporte (Sindicatos e Federações), bem como em outros meios de comunicação. Eles servem ainda como instrumento de atualização de contratos públicos e privados no mercado de frete.
INCT-F DECOPE/NTC DE SETEMBRO/21 A SETEMBRO/22
A NTC&LOGÍSTICA comunica aos associados que a variação média do(INCTF[1] DECOPE/NTC) foi de (0,76%) no mês de setembro e acumula nos últimos doze meses 12,89% (doze virgula oitenta e nove por cento), entre outubro de 2021 e setembro de 2022 (setembro de 2022*/- sobre setembro de 2021 ou ainda, nos últimos doze meses).
O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, coleta e distribuição, custos administração e de terminais. Nesses custos não estão contemplados impostos, pedágios e margem de lucro.
INCTL – DECOPE/NTC DE SETEMBRO/21 A SETEMBRO/22
O INCTL[2] reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração.
A sua variação média foi de 19,90% (dezenove vírgula noventa por cento) de outubro de 2021 a setembro de 2022 (setembro de 2022 sobre setembro de 2021, ou ainda nos últimos doze meses) e no mês variando (1,44%).
COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS COMBÚSTÍVEIS
O preço por litro do óleo diesel S-10, registrou variação de (3,99%) no mês de setembro/22, quando comparado com o mês anterior, sendo comercializado a R$ 6,730 p/litro. No período de 12 meses (set-21 contra set-22), a variação acumulada é de 41,09%, resultado, principalmente ditado pela nova regra POLíTICA da Petrobrás, a partir de setembro de 2015.
O aditivo Arla 32, utilizado para reduzir as emissões de poluentes não registrou variação em relação ao mês de setembro/22. Desde março/12 até hoje, o aditivo já acumulou queda de (51,35%).
O óleo diesel comum, ainda consumido pela frota brasileira, teve variação acumulada de 39,37% nos 12 meses. No mês de setembro o óleo foi comercializado a R$ 6,560 p/litro, contra R$ 4,707 p/litro no mesmo período do ano anterior. A variação mensal foi de (5,34%) no mês de setembro/22 em relação a agosto/22.
COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS DEMAIS INSUMOS NA FRACIONADA
No mês, o veículo de transferência registrou variação de (0,66%), veículo de distribuição 0,72%, pneu – 275/80 R22,5 de (0,80%),e o pneu 215/75 – R 17,5 com 0,32%.
Considerando o período de 12 meses, os insumos que contribuíram para a variação do INCTF na operação de transferência foram: veículo 16,21%, carroceria baú 26,54%, pneu – 275/80 R 22,5 com variação de 13,95%, recapagem 7,90%, lavagem com 12,80%, salário do motorista[3] 9,88% e seguro do casco 16,88%.
Na operação de coleta e distribuição, os insumos que tiveram variação foram: veículo com variação de 16,25%, carroceria ¾ baú de alumínio com variação de 25,79%, pneu 215/75 – R 17,5 com 5,35%,recapagem com 7,90%,lavagem com 12,80%, seguros do casco e contra terceiros com 16,78%, salário de motorista 9,81% e salário de ajudante 9,73%.
DESPESAS ADMINISTRATIVAS
As despesas administrativas de uma forma geral tiveram variação de (0,10%) em setembro de 2022, quando comparada com as despesas do mês anterior. Já as despesas administrativas, exceto os salários, variaram (0,04%).
Nos 12 meses, as despesas administrativas vêm registrando alta de 9,55%, agravado principalmente, pelo reajuste do IPTU para 2022. A evolução acumulada das despesas administrativas, exceto salários, foi de 8,88%.
COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS PRINCIPAIS INSUMOS NA LOTAÇÃO
Considerando o mês de setembro/22 contra agosto/22, as despesas administrativas registraram variação de (0,11%), despesas administrativas (exceto salários) (0,15%), cavalo mecânico 0,10%, pneus (0,61%), seguros 0,09%.
ANÁLISE DE 12 MESES
Nos 12 meses (set/22 contra set/21), o cavalo mecânico teve variação de 16,63%, semirreboque 46,22%, seguros 20,06%, salários do DAT – 9,95%, óleo cárter 9,22%,óleo câmbio 9,12%, recapagem com 7,90%, lavagem 12,80% e 11,01% pneus – 295/80 R22.
INCT-FR, INCT-FOU INCVT e INCT-FRIG
A evolução completa do INCTF, do INCTL e dos demais índices (INCTFR, INCTFOU, INCVT – Índice Nacional do Custo Variável do Transporte e INCTFRIG Índice Nacional do Custo do Transporte Frigorífico), assim como dos insumos do transporte encontra-se à disposição dos filiados da NTC&LOGÍSTICA na área restrita aos associados do site www.portalntc.org.br. Para acessar esta área, clique no canal Técnico e Econômico. Em seguida, clique “Downloads”.
O Departamento Técnico e Econômico da NTC&LOGÍSTICA (DECOPE) coloca-se à disposição das empresas e entidades associadas para prestar qualquer informação complementar pelo telefone (0xx11) 2632-1526/1536 ou pelo e-mail economia@ntc.org.br.
São Paulo, 30 de setembro de 2022.
DECOPE/NTC&LOGÍSTICA
[1] É livre a reprodução total ou parcial desta nota em qualquer meio de comunicação, desde que não sejam omitidos ou alterados aspectos essenciais à compreensão da mesma e desde que seja citada a fonte como segue: DECOPE/NTC&LOGÍSTICA – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas/Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.
[2] Este custo inclui custo peso, GRIS, custo valor para mercadorias de baixo valor (R$ 6.389,88 TON.) e PIS/COFINS. Não inclui taxa de lucro e pedágios. Franquia de 6 horas para carga e descarga. Acima disso, o custo adicional é de R$ 172,27 p/hora útil parada, ou R$ 6,89 por tonelada por hora útil.
[3] Devido ao fechamento do Acordo de Convenção Coletiva dos trabalhadores em transporte rodoviário de carga – São Paulo, base do SETCESP em maio/22, acordaram o índice de 12,47% para o reajuste dos salários de motoristas e outras categorias profissionais, sendo 10% em maio/22 e 2,47% em outubro/22, ambos aplicados sobre o salário de abril/22.