Foi realizada ontem (29), de forma híbrida, a reunião ordinária da Diretoria da NTC&Logística, referente aos meses de julho e agosto. Coordenada pelo presidente Eduardo Rebuzzi, contou com a participação do vice-presidente da entidade, Antonio Luiz Leite; dos ex-presidentes Geraldo Vianna; Flávio Benatti; José Hélio Fernandes e Urubatan Helou; demais líderes e representantes de entidades, empresários e executivos convidados.
O início da reunião foi dedicado à apresentação do status financeiro da entidade, área de competência do diretor José Maria Gomes. Em seguida, foram discutidas as próximas atividades previstas até o final do ano.
Dando sequência à reunião, André de Simone e Hudson Rabelo, coordenador e vice-coordenador nacional da COMJOVEM, respectivamente, apresentaram as atividades e principais pautas discutidas com os jovens empresários nos Núcleos da Comissão.
Foram abordadas as principais pautas do Transporte RODOVIáRIO de Cargas, especialmente nas esferas jurídica e trabalhista. Dr. Narciso Figueirôa Junior, assessor Jurídico da entidade, teceu esclarecimentos sobre o julgamento dos embargos na ADI 5322, as alterações no Domicílio Judicial Eletrônico e a Audiência Pública no Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o direito de oposição ao desconto da contribuição assistencial.
O andamento das ações da Associação quanto às multas da ANTT também foi verificado, incluindo a divulgação de uma pesquisa conduzida pela Dra. Gil Menezes, assessora jurídica da entidade, com o objetivo de entender as dificuldades do transportador e colher sugestões de melhoria de acesso aos dados no Sistema Integrado de Fiscalização, Autuação, Multa e Arrecadação – SIFAMA, no Sistema Eletrônico de Informações – SEI/ANTT e na Ouvidoria, entre outros.
Novas análises sobre a tramitação da reforma trabalhista, a desoneração da folha e os PLs 3757/2020 e 3262/2024 foram apresentadas pelo diretor executivo Jurídico da NTC&Logística, Dr. Marcos Aurélio Ribeiro.
Outros assuntos relevantes constaram da pauta, como o roubo de cargas e o crime organizado, que impactam a segurança das operações logísticas e aumentam os custos e riscos das empresas de transporte. Uma agenda sobre esses temas será trabalhada pela entidade nas próximas semanas.
Antes de encerrar a reunião, o presidente Eduardo Rebuzzi expressou agradecimentos pela participação ativa dos assessores, diretores, vice-presidentes regionais, vice-presidentes extraordinários e ex-presidentes, valorizando a colaboração de todos no enfrentamento dos desafios do setor. Ele reafirmou o compromisso da entidade em defender os interesses dos transportadores e se colocou à disposição para liderar e apoiar futuras iniciativas que fortaleçam o transporte rodoviário de cargas no Brasil.
Ao final do encontro, a palavra foi passada para o ex-presidente Geraldo Vianna, que aproveitou a oportunidade para agradecer e parabenizar o trabalho que vem sendo feito pela nova gestão da entidade, enfatizando a importância dos temas levantados e do bom andamento das pautas do setor.