Flat Preloader Icon

Reunião Ordinária da NTC&Logística com representantes do setor é realizada na Fenatran

por | nov 6, 2024 | Notícias, Outros

Fonte: NTC&Logística (05/11/2024)
NTC&Logística
Chapéu: REUNIÃO DA DIRETORIA

A Reunião Ordinária da Diretoria da NTC&Logística, referente ao mês de outubro, ocorreu ontem (5), na Sala de Conferências da Fenatran. Compareceram à reunião coordenada pelo presidente da Associação, Eduardo Rebuzzi, o vice-presidente Antonio Luiz Leite; o diretor financeiro José Maria Gomes; membros da diretoria e técnicos da entidade; o vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Flávio Benatti; presidentes de federações e sindicatos do setor, empresários e executivos convidados.

Em nome da NTC&Logística, o presidente Eduardo Rebuzzi registrou agradecimento pela presença dos participantes na solenidade de Abertura da Fenatran, realizada na segunda-feira (4), que contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, prestigiando o setor.

“Gostaria de ressaltar a importância de estarmos mais uma vez na Fenatran, um espaço para fortalecer o nosso setor e os negócios, promover a troca de experiências e o alinhamento estratégico entre as transportadoras, além de especial oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso com a inovação e a busca por soluções que impulsionam a eficiência e a competitividade do transporte de cargas”, declarou Eduardo Rebuzzi.

O presidente também destacou o Encontro Nacional de Segurança no TRC, realizado pela entidade em outubro último, com foco no desenvolvimento de iniciativas, em parceria com o setor público e privado, para aumentar a segurança das operações de transporte rodoviário de cargas no Brasil.

Como um dos itens contantes da pauta, André de Simone, coordenador nacional da COMJOVEM, apresentou o relatório de atividades das Comissões, assinalando os principais assuntos discutidos com os jovens empresários nos Núcleos Regionais. durante o último ciclo, que se encerrou em outubro.

O coordenador da Câmara Técnica para o Transporte de Produtos Farmacêuticos, Gylson Ribeiro, expôs a situação de superlotação no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos, em virtude de atrasos na liberação de mercadorias – problema estrutural antigo –, que vem causando sérios transtornos para operadores logísticos, empresas de transporte e embarcadores. Uma vez ciente desse quadro alarmante, o presidente Eduardo Rebuzzi aprovou envio de ofício, junto à Associação Brasileira de Operadores Logísticos – ABOL e ao Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região – SETCESP, solicitando reunião urgente ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, tendo em vista solução que atenda a todos os elos envolvidos nessa volumosa movimentação de produtos dos mais diversos segmentos.

Na área jurídica, o diretor Marcos Aurélio Ribeiro explicou andamentos e trâmites da Reforma Tributária, do Estatuto da Segurança Privada e da PEC da Segurança Pública. O assessor jurídico Narciso Figueirôa Júnior abordou temas trabalhistas prementes, incluindo acordos extrajudiciais na Justiça do Trabalho, principais aspectos da Lei do Motorista e as novas penalidades para os profissionais. Reforçou, ainda, a importância do Encontro Nacional de Direito do Trabalho no TRC, programado para o próximo dia 13 de novembro, e mencionou as pautas discutidas na reunião extraordinária da Câmara Técnica de Assuntos Trabalhistas Sindicais e de Negociações Coletivas da NTC&Logística (CATSIND/NTC).

A assessora de Relações Institucionais, Edmara Claudino, relatou o trabalho desenvolvido em função de assuntos relevantes para o setor e que estão em tramitação no Congresso Nacional.

A descarbonização foi outro assunto assinalado, bem como a necessidade de promover iniciativas sustentáveis voltadas à renovação da frota de veículos de transporte rodoviário de cargas.

Encerrando a reunião, o vice-presidente da NTC&Logística, Antônio Luiz Leite, agradeceu a presença de todos e reforçou: “Temos que procurar usufruir ao máximo oportunidades como essa, na Fenatran, para darmos continuidade ao progresso do setor”.