Empresários, políticos, associados e presidentes de entidades sindicais finalizaram ontem (28) a reunião ordinária da NTC&Logística na subsede da Associação, em São Paulo. Os participantes utilizaram a ocasião para comunicar, por meio de engajamento híbrido (presencial e remoto), quais foram as principais ações realizadas por eles no mês passado e definir os temas a serem desenvolvidos em maio.
A abertura ficou sob responsabilidade do presidente Francisco Pelucio, que cumprimentou e agradeceu o apoio e a presença de todos que estiveram na reunião. Ele iniciou-a ressaltando a importância da atuação das entidades patronais do transporte RODOVIáRIO de cargas para unir os transportadores em torno da atuação POLíTICA com o governo federal.
Aproveitando o assunto, o presidente passou a palavra para o diretor jurídico da NTC&Logística, o Dr. Marco Aurélio Riberio, que atualizou os participantes da reunião sobre o andamento do Projeto de Lei 14.206/21, relativo à criação e à instituição do Documento Eletrônico do Transporte (DT-e). O PL pode sofrer alterações, caso o Projeto de Lei 712/2022, cuja autoria é do Deputado Federal Jerônimo Goergen, aconteça, tornando responsabilidade da Justiça Comum os julgamentos de ações oriundas dos contratos de transporte de cargas.
Em sequência à fala do Dr. Marco Aurélio, o ex-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou, utilizou o debate sobre o DT-e para colocar em pauta, na reunião, a necessidade das entidades patronais do TRC construírem uma frente parlamentar para incentivar ainda mais a inclusão das pautas do setor nas decisões do governo. De acordo com o ex-presidente Urubatan, “Precisamos fazer mais ações parecidas como a Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística de Transportes e Armazenagem). Devemos levar aos agentes públicos do nosso país como as pautas do setor são de imensa relevância pública para os brasileiros e como a valorização delas tem um grande potencial para melhorar a vida de todos os cidadãos”.
Também participou da fala de introdução o presidente da FETCESP, Carlos Panzan, que colocou debateu e apresentou a sua opinião a respeito do frete mínimo. Na opinião dele e do ex-presidente Urubatan, a medida impõe desafios, tanto àqueles que o pagam quanto aos que não o pagam, pois possui detalhes legais com responsabilidades a curto e a longo prazo.
Fizeram parte das conversas, debates e presenças na reunião o Deputado Dederal, Jeronimo Goergen, vice-presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, o presidente da FENATAC, Paulo Lustosa, o presidente da ABTLP, José Maria Gomes, o presidente do SETCARCE, Marcelo Maranhão, o presidente do SETCEMG, Gladstone Lobato, o vice-presidente da Fetransesc, Dagnor Roberto Schneider e o presidente interino da FuMTran, Antônio Luis Leite, que assumiu o cargo devido aos problemas de saúde recentes do presidente da Fundação, Geraldo Vianna.
“Gostaria de enfatizar que o Geraldo Vianna sempre será o presidente e minha posse do cargo, no momento, não muda isso. Todos nós esperamos que ele se recupere da melhor maneira possível e retorne às suas funções. Assim como o Urubatan, sou totalmente a favor da Frente Parlamentar, pois ela simboliza não só uma melhora de nossa atuação política, mas também um estímulo à união do transporte rodoviário de cargas. Podem contar comigo para isso e agradeço ao presidente Pelucio e a todos os representantes de entidades pela confiança no meu trabalho”, declarou Antônio Leite.
Membros da NTC&Logística participaram da ocasião. Estiveram presentes o diretor financeiro, Marcelo Rodrigues, o vice-presidente de segurança, o Roberto Mira, o vice-presidente de responsabilidade social, João Pierotto Neto, o vice-presidente extraordinário do transporte de cargas especiais, Aldacir Ribeiro Lopes, e os assessores legislativo, executivo, jurídico, técnico e de segurança da Associação, Edmara Claudino, Lucas Alcantara Mota, Narciso Figueirôa Jr, Lauro Valdivia, e o Coronel Paulo Roberto Souza, respectivamente.
O presidente Pelucio encerrou a reunião de abril agradecendo a todos que o acompanharam do início até o fim, lembrou da data da Transposul, marcada dos dias 13 a 16 de junho, em Porto Alegre, e passou a palavra ao Roberto Mira para fazer as considerações finais. “Muito obrigado colegas de setor por mais uma excelente reunião ordinária, agradeço a vocês por acompanharem e nos ajudarem na produção da pesquisa sobre o roubo de cargas no Brasil e desejo um grande abraço ao presidente Pelucio e demais presidentes e empresários associados à NTC&Logística”, finalizou Mira