Foi realizada ontem (27), a reunião ordinária de julho com os representantes da diretoria da entidade, presidentes de entidades, assessores e empresários convidados, onde debateram as principais pautas e o posicionamento das entidades frente aos assuntos que circundam o transporte RODOVIáRIO de cargas.
Como tradicional, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, iniciou a solenidade apresentando os trabalhos realizados pela entidade durante o último mês até o presente momento, e também a apresentação dos próximos eventos que acontecerão no decorrer do ano, em destaque para o próximo mês o CONET&Intersindical, no dia 25 de agosto..
Dando continuidade a reunião, a palavra foi passada ao presidente da Fundação Memória do Transporte – FuMTran, Antônio Luiz Leite, para realizar suas apresentações: “Temos recebido o apoio incondicional da NTC&Logística e do presidente Pelucio, agradeço imensamente por esse trabalho conjunto. As pessoas que estão iniciando na indústria do transporte precisam conhecer a história do setor e as conquistas que temos, e com isso precisamos de apoio e divulgação, já que a FuMTran representa todos os modais e está à disposição para divulgar a história de cada um aqui”.
O vice-presidente da Fundação, Adalberto Panzan Junior, também realizou sua apresentação e esclareceu como é possível realizar esse apoio: “Temos que valorizar as pessoas protagonistas do nosso setor para manter viva a história, por isso, precisamos do apoio das transportadoras para nos enviarem suas fotos para o acervo, para a realização de totens, para a gravação de depoimentos, entre muitos outros momentos que precisam ser divulgados em nossos projetos”.
Com a palavra, o diretor jurídico da NTC&Logística, Marcos Aurélio Ribeiro, iniciou sua fala informando sobre a lei referente a contratação de seguros pelo transportador: “A entidade está trabalhando fortemente para tirarmos o maior número de dúvidas sobre esse assunto, também promovemos uma live sobre o tema e esse debate vem sendo amplamente discutido. Aproveitando o momento para esclarecer que a obrigatoriedade da contratação de apólice de seguros depende de uma regulamentação, a qual já estamos trabalhando em cima dessa necessidade para sua aprovação”.
O diretor da entidade ainda abordou outros assuntos voltados à reforma tributária e a desoneração da folha, que comentou: “A respeito da reforma tributária, a qual já apresentamos a posição da NTC&Logística sobre essa pauta, é que tem que ser tratada a questão da desoneração da folha, e já estamos trabalhando fortemente junto ao congresso para essa tramitação”.
A palavra então foi passada para os assessores da casa. A primeira a reportar foi a assessora legislativa, Edmara Claudino, que aproveitou a oportunidade para falar também sobre a reforma: “Se não estivermos junto ao senado as propostas não vão sair, e com relação à desoneração, vamos apresentar um regime de urgência que vai levar o projeto direto para o plenário. Referente a questão do tanque suplementar que comentamos na última reunião, também estava na pauta para votação mas ainda não aconteceu pois foram apresentadas algumas emendas”.
A assessora jurídica, Gil Menezes, também fez suas considerações sobre a Live da Lei 14.599 e a contratação de seguros no TRC, “Tivemos a participação de quase 400 pessoas e muitas visualizações em nossa live, queremos tirar o maior proveito das dúvidas apresentadas para auxiliar todos os associados”, comentou.
Durante a reunião, o assessor técnico da entidade, Lauro Valdívia, apresentou as reuniões e projetos que houveram participação da área. O assessor jurídico, Narciso Figueirôa Junior, também relatou sua participação em reuniões representando a entidade e esclareceu o andamento das discussões sobre a reforma sindical em reuniões junto ao Grupo de Trabalho Interministerial, criado no âmbito do Ministério do Trabalho, representando a NTC e a CNT: “Será apresentado a proposta de alteração legislativa para alterar a organização sindical, financiamento das entidades e traçar as novas regras para as negociações coletivas”. Além disso, o assessor também realizou o esclarecimento de dúvidas sobre os efeitos da decisão do STF na DI 5322, que alterou a lei 13.103.
O assessor de segurança, Coronel Mauro Ricciarelli também aproveitou a palavra para informar as questões que envolvem sua área de atuação na entidade e as atividades sendo feitas referentes ao roubo de cargas.
A palavra então foi passada aos presidente de federações presentes na reunião, que agradeceram a participação e também utilizaram o tempo para esclarecerem alguns tópicos das pautas já abordadas na solenidade.
Outro assunto abordado durante a solenidade foi referente ao tempo de espera da lei do caminhoneiro e sua tramitação.
O vice-coordenador da COMJOVEM, Geovani Serafim, aproveitou a oportunidade para agradecer o momento e a participação da entidade no apoio à comissão e ao sucesso dos seminários itinerantes. Ele também agradeceu o apoio da presidência na representação da comissão em eventos internacionais, o que vem trazendo uma visão mais ampla sobre o trabalho da entidade com os jovens empresários.
Com todos os presentes devidamente apresentados, o presidente Francisco então finalizou as atividades solicitando ao presidente da FETRANSPAR, Coronel Sérgio Malucelli, encerrasse a reunião: “Só tenho a elogiar a NTC&Logística por todo o trabalho que vem sendo feito acerca de todos os assuntos aqui expostos e que são de preocupação de todos nós, vamos ficar em cima para que as questões sejam aprovadas, muito obrigado a todos”, finalizou.