O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio reuniu ontem (28), integrantes da diretoria, presidentes e representantes de entidades e empresários convidados para a reunião ordinária do mês de setembro, para atualizar os participantes do trabalho desenvolvido pela Associação.
Ele iniciou passando sobre a agenda de atividades do mês, e destacou os eventos de grande repercussão, tais como a comemoração dos 60 anos da entidade e a Medalha de Mérito do Transporte NTC, que alcançou sua trigésima quinta edição, e mais de 200 agraciados.
Na oportunidade ele também destacou os próximos eventos no mês de outubro, como o sexto e último Seminário Itinerante em Manaus, o III Seminário Trabalhista do Transporte RODOVIáRIO de Cargas em Brasília, e o Seminário: A utilização de instrumentos de trânsito internacional para a dinamização do corredor bioceânico, em apoio a IRU, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
A reunião foi acompanhada pelos ex-presidentes José Hélio Fernandes e Urubatan Helou.
Entre os principais assuntos abordados, os impactos sobre a oneração da folha e a manutenção da desoneração da folha de pagamento, a aprovação no Senado Federal do Projeto de Lei 1949/21, que permite tanques superiores a 200 litros em veículos. Além do DT-e, RNTRC, Impactos da Lei do Motorista, Roubo de Cargas, entre outros assuntos.
Os assessores e diretores da entidade também relataram suas atividades e os principais pontos que devem ser considerados pelas empresas, neste momento de grandes decisões e medidas.
Com a palavra, o diretor financeiro, Marcelo Rodrigues comentou sobre a contribuição das entidades, NTC&Logística, FETCESP e SETCESP em apoio às vítimas das fortes chuvas que vem assolando por semanas o estado do Rio Grande do Sul, ele destacou, “Nos solidarizamos com o povo gaúcho nesse momento difícil que eles vem passando, e por isso entramos em contato com FETRANSUL, para que pudéssemos em conjunto com as entidades, representando nossos associados contribuir para as ações que estão sendo desenvolvidas para ajudar”.
O vice-presidente de segurança, Roberto Mira destacou o trabalho da área e pontuou alguns assuntos de maior preocupação, ele aproveitou o momento para ressaltar o trabalho que vem sendo feito pelo presidente Francisco Pelucio, “Gostaria de aproveitar o momento para reconhecer o trabalho desenvolvido pelo presidente. Temos tido diversos desafios e ele tem agido de maneira correta para defender os interesses do setor e da entidade, gostaria de parabenizar e agradecer por isso”.
Após a contribuição de todos o presidente começou o encerramento onde ele destacou os assuntos abordados e se comprometeu em dar continuidade junto às áreas técnicas e jurídicas das solicitações e agradeceu o trabalho desenvolvido por todos os representantes da entidade, em especial a volta das atividades do ex-presidente e atual vice-presidente para assuntos políticos, José Hélio Fernandes, que ficou afastado por questões de saúde, “Fico emocionado em ver seu retorno às atividades, nos acompanhando e contribuindo com o setor como sempre fez, estamos muito felizes em te ver assim”, comentou.
Ele também destacou o trabalho do Roberto Mira em contribuição com a desoneração da folha de pagamento junto ao governo anterior, que possibilitou mais dois anos sem esse imposto, “Com isso, as empresas tiveram mais fôlego para entrar o ano fazendo contratações e investimentos para continuar contribuindo com o setor, agradecemos pela dedicação ao assunto e pela parceria”.
Ao finalizar, o presidente passou a palavra para o os convidados especiais da presidência, a vice-coordenadora da COMJOVEM São Paulo, Lorine Romunhão que agradeceu a participação, e ao presidente do SINDMAT, Eleus Vieira de Amorim que ficou responsável pelo encerramento, destacando, “Uma alegria muito grande estar aqui na reunião, discutindo assuntos importantes para o desenvolvimento do setor, e quero ressaltar que o SINDMAT tem evoluído bastante nos últimos tempos em assuntos que são importantes para o desenvolvimento do setor, como o apoio às mulheres, deficientes, ações contra exploração infantil e a mão de obra qualificada, temos avançado neste sentido para fazermos a diferença e temos contribuído com as empresas associadas. Com isso também estamos melhorando cada vez mais a imagem do setor no Estado, e isso só é possível graças ao apoio da minha diretoria, que sempre nos incentiva a continuar fazendo mais pelo setor. Gostaria de agradecer a oportunidade e parabenizar a entidade pelo trabalho”.