Projeto de construção do primeiro túnel imerso da América Latina tem investimento estimado em R$ 6 bilhões e faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado
Nesta quarta (23), foi sancionado o Projeto de Lei n° 655/2024, que autoriza a contratação de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção, operação e manutenção do Túnel Imerso entre Santos e Guarujá,no litoral paulista.
Em 9 de outubro último, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
De acordo com o governo de São Paulo, a obra está estimada em aproximadamente R$ 6 bilhões, que serão custeados por três frentes: o Governo de São Paulo, a União e o setor privado.
Desse total, 86% serão provenientes de aporte público dividido igualmente entre o Governo de SP e o Governo Federal. Ao todo, devem ser gerados 9 mil empregos diretos e indiretos para a construção do primeiro túnel imerso da América Latina.
Conforme prevê o edital, a futura empresa será responsável pela construção, operação e manutenção do ativo, que permitirá o tráfego de veículos de passeio e de transporte público, além de caminhões, bicicletas (ciclovia) e pedestres. A solução não limita o desenvolvimento e a expansão do porto de Santos.
Foto: APS
O projeto é uma demanda antiga da população e vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas áreas urbanas. Atualmente, mais de 28 mil pessoas cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e balsas.
Os estudos estão sendo contratados com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da Companhia Paulista de Parcerias. O projeto-executivo do empreendimento já foi validado por duas consultorias internacionais especializadas em projetos de alta complexidade de engenharia e já possui licença ambiental prévia.
Foto: Governo de São Paulo