A iniciativa visa o treinamento contínuo dos colaboradores que atuam no Programa Despoluir abordando assuntos de relevância ambiental, além de apresentar as novidades do Programa
Começa nesta quinta-feira (29) o III Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2024 – Sudeste. O evento é realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), tendo a parceria da Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro) e da FETRANSCARGA (Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro). Durante dois dias, técnicos e coordenadores de toda a região passarão por reciclagem e conhecerão as novidades do Despoluir. O evento ocorre na Unidade do SEST SENAT de São Gonçalo (RJ).
A programação do Encontro inclui capacitações voltadas às linhas de atuação do Despoluir, denominadas Avaliação Veicular Ambiental e Avaliação da Qualidade do Diesel. A primeira diz respeito à aferição ambiental, com a realização do teste de opacidade em veículos pesados movidos a diesel. A segunda trata da análise das especificações do combustível contido nos tanques de armazenamento das empresas atendidas pelo Despoluir.
Além das duas federações organizadoras, citadas anteriormente, as capacitações alcançam integrantes da FETCEMG (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais); FETRAM (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais); FETRANSPORTES (Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo); FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo); FETPESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo), e FETAC MG (Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas e Bens do Estado de Minas Gerais).
Considerado o maior programa ambiental do transporte da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir já realizou, de forma gratuita, mais de 4,5 milhões de avaliações veiculares e 55 mil atendimentos a empresas de transporte e caminhoneiros autônomos no país. Essas linhas de ação objetivam ganhos como o aumento da eficiência energética dos veículos, além de ser um forte aliado no processo de descarbonização do setor transportador.
Por meio das atividades desenvolvidas pelo Despoluir, a CNT visa contribuir para a melhoria da qualidade do ar ao promover redução das emissões e incentivar os transportadores rodoviários a aderirem a rota da descarbonização. Os ganhos ambientais alcançam, especialmente, os grandes centros urbanos, além de engajar os transportadores em atividades socioambientais. Os esforços culminam, ainda, em proporcionar a melhoria na qualidade de vida, saúde e bem-estar dos colaboradores do setor.