Prêmio de Sustentabilidade valoriza as soluções para um desenvolvimento socioeconômico em equilíbrio com o meio ambiente e a segurança viária e do trabalho
Foi realizado nesta terça-feira (30), no Transamérica Expo Center, a 7ª edição do Prêmio de Sustentabilidade, uma iniciativa do SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região) e da Transporte Moderno.
A premiação que existe desde 2014, homenageia as ações das empresas do transporte RODOVIáRIO de cargas em quatro categorias: Gestão Econômica, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Responsabilidade da Segurança Viária ou do Trabalho.
“O prêmio tem por objetivo mostrar para a sociedade que, o transportador está comprometido com as questões da sustentabilidade, que fazem a diferença para toda a sociedade”, afirma Tayguara Helou, presidente do Conselho Superior e de Administração da entidade.
Helou destacou na abertura do evento que, somando todas as edições do Prêmio Sustentabilidade, cerca de 200 projetos já foram inscritos. E na oportunidade, aproveitou para apresentar o novo presidente eleito do SETCESP, Adriano Depentor, que por sua vez, declarou que continuará fazendo uma gestão participativa incentivando as boas práticas em sustentabilidade.
Vencedores de 2021
Os projetos inscritos no prêmio foram avaliados por cinco jurados especialistas que levaram em consideração os critérios de: planejamento, criatividade, inovação, continuidade, indicadores mensuráveis, investimentos e retorno financeiro.
Na categoria Gestão Econômica foi premiada a empresa Transpanorama com o projeto “4º eixo na carreta”. A empresa fez a adaptação de seus veículos com a inclusão de mais um eixo. Isso a possibilitou transportar no veículo adaptado 5 toneladas a mais do que suporta uma carreta convencional, com as mesmas condições de segurança, otimizando sua operação.
Levou o troféu na categoria Responsabilidade Ambiental a Ativa Distribuição e Logística, que fez a instalação de “Placas solares” para dar autonomia elétrica à frota, economizando bateria e combustível. Além disso, os equipamentos de refrigeração e outros dispositivos eletrônicos passaram a utilizar a bateria que está sendo carregada pelas placas solares, reduzindo o consumo de diesel.
O projeto vencedor voltado à Responsabilidade Social foi o realizado pela Patrus Transportes através do programa “Olhar ao redor”, que tem por objetivo minimizar as condições de pobreza de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de doações de alimentos e capacitação profissional.
Em Responsabilidade da Segurança Viária ou do Trabalho o projeto vencedor foi o da Cesari, com a implantação do “Spinner” – Sistema Automatizado de Limpeza de Isotanque, que elimina os perigos das atividades manuais, proporcionando mais segurança operacional. O Spinner equipamento para a limpeza interna de isotanque e descontaminação, diminuiu em 80% a exposição do colaborador ao risco.
Ao longo dos sete anos de Prêmio, mais de 126 empresas participaram com 198 projetos inscritos. A soma de todo esse engajamento trouxe resultados incríveis. Cerca de 2.241.627 pessoas e 71 entidades foram beneficiadas. Por volta de 708 toneladas de alimentos foram doados. Aproximadamente 232.350 árvores foram plantadas e 24.787,4 toneladas de materiais foram reciclados, além disso outras 373.143 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera.
O 7º Prêmio de Sustentabilidade conta com o patrocínio de Mercedes-Benz, Sascar, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Autotrac, Consórcio Maggi, De Nigris, Fetcesp, Despoluir, Grupo Vamos, Iveco Cofipe e Sambaíba.
E-book de Sustentabilidade
Uma grande novidade da premiação deste ano foi o lançamento do E-book “Boas Práticas de Sustentabilidade” que apresenta as ações tomadas pelas empresas de transporte no decorrer das edições do prêmio, com dicas que podem ser seguidas e compartilhadas. O material é gratuito e está disponível para download no link: