Foto: Divulgação
Em um mundo cada vez mais exigente, que preza pela velocidade e eficiência, o mercado varejista precisa ter a capacidade de suprir demandas e atender os clientes de forma qualificada e rápida, o tempo de espera para a entrega de um produto é um dos grandes diferenciais no mundo do varejo online. De acordo com E-commerce Trends 2018 – Rock Content, 97,3% do público que compra online afirma que já abandonou o carrinho de compras, sendo que 82,3% desistiram pelo alto custo do frete, 48,8% por repensar a necessidade de compra e 40,7% pelo longo prazo de entrega. Atualmente, muitas organizações ainda sofrem com o controle de estoque, falta de integração de sistemas e mudança do público, do físico para o online.
Entretanto, já há algum tempo, um modelo de envio chamado Ship From Store vem ganhando espaço no mercado. A metodologia consiste no envio de produtos sem o uso de centros de distribuição, então, ao invés do estoque ficar concentrado apenas em um único local, as mercadorias ficam distribuídas em lojas físicas específicas.
As ferramentas de gerenciamento de e-commerce como Vtex evoluíram muito e aqui na Flash Courier identificamos uma crescente demanda vinda, principalmente, de empresas que começaram a se digitalizar durante a pandemia. A Ship From Store traz automaticamente a economia e velocidade para o varejo, além disso, aumenta o giro de estoque, otimiza vendas online, facilita a entrega e cria uma solução omnichannel para a empresa.
Além dos benefícios citados acima, implantamos uma ferramenta capaz de trazer o completo balanceamento entre o uso de entregadores fixos (CLT) da própria empresa ou nossos e a flexibilidade de chamar um entregador autônomo (crowd shipping). Isso faz com que a loja possa dirigir o seu padrão de qualidade e treinamento dos entregadores sem ter que arcar com o “engessamento” de uma força de trabalho fixa. Já temos três clientes implantando a nossa solução e com planejamento agressivo de abrir mais de 500 pontos de origem nos próximos 30-60 dias.
Investir em tecnologia e nos processos de Ship From Store auxiliará na estrutura de vendas omnichannel, impulsionando o avanço dos varejistas que buscam um processo de venda escalável.
Essa deve ser uma tendência muito grande, ainda mais após a obrigação da digitalização trazida pelo coronavírus. Mas, a Ship From Store deve continuar dividindo espaço com o modelo tradicional. As lojas locais dos varejistas possuem um estoque pequeno e uma menor variedade de produtos disponíveis, um centro de distribuição sempre será específico e importante, ou seja, o SFS é um modelo que veio para ficar, mas que sempre irá complementar o tradicional, sendo essencial para a implantação do Omini Chanel.
Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier