A tecnologia quanto mais os anos passam, mais ela se desenvolve, e no mundo da logística não seria diferente, duas dessas inovações são a do blockchain e os contratos inteligentes.
A blockchain nada mais é que uma tecnologia de registro distribuído que cria um livro-razão digital e imutável, que desempenha um papel crucial em várias áreas, com o objetivo de garantir a segurança, a transparência e a integridade dos dados.
Auxilia com a rastreabilidade da carga pois ajuda o rastreamento acontecer em tempo real podendo registrar cada etapa do movimento da carga, da origem ao destino, atualizando o status da carga em tempo real, reduzindo o risco de perda ou roubo e com a verificação da autenticidade dos documentos se estão todos em ordem, prevenindo fraudes e falsificação.
Com a blockchain também pode armazenar dados sobre o desempenho e a manutenção dos veículos criando um histórico confiável e facilitando para as empresas o preventivo dos veículos e um controle maior sobre a frota, além de ser possível integrar todos os participantes de uma cadeia de suprimentos em uma única plataforma digital. Facilitando a coordenação entre transportadoras, agentes de carga e armazéns, proporcionando um melhor controle e uma transparência melhor, simplificando em casos de auditoria e verificação de conformidades.
Com essa facilidade dentro da cadeia de suprimentos, permite realizar transações diretas, eliminando a necessidade de terceiros e automaticamente reduzindo drasticamente os custos. Por todas as informações no blockchain são criptografadas fornece uma segurança maior, reduzindo ataques cibernéticos e protegendo os dados como de clientes, detalhes de pagamentos e registros de transporte, evitando fraudes e vazamentos.
Já os contratos inteligentes são programas no computador que executam automaticamente termos de um contrato quando condições predefinidas são atendidas, eles são armazenados e executados em uma blockchain.
Primeiro ocorre a codificação em que todos os termos são codificados em um software, assim que tudo estiver predefinido, o contrato é executado, sendo imutável e transparente, pois fica registrado na blockchain, garantindo com que as partes cumpram os termos acordados.
Assim, ocorre uma automação de processos, podendo até automatizar pagamentos a transportadoras quando as condições estiverem acordadas e cumpridas, acelerando o processo. Eles também podem gerenciar a alocação de cargas e programação com base nas condições definidas, por exemplo conferindo a disponibilidade dos veículos, tornando o processo muito mais eficiente e reduzindo os custos operacionais.
Os contratos inteligentes também ajudam a reduzir a burocracia e os prazos de entrega, melhorando a logística. Lembrando que todo o histórico vai ficar registrado e pode ser consultado a qualquer momento, isso torna a comunicação entre o contratante e o contratado muito melhor.
Após todo o exposto podemos observar que a blockchain e os contratos inteligentes trazem uma mudança significativa para o setor de transporte, aumentando a eficiência, reduzindo custos e aumentando a segurança das operações. Pois a blockchain oferece a infraestrutura necessária para que os contratos inteligentes possam se desenvolver, garantindo a segurança, a imutabilidade e a transparência no processo. Enquanto a blockchain matem um registro assertivo das transações, os contratos inteligentes garantem que as condições sejam cumpridas.
Podendo assim, criar um ambiente mais confiável trazendo eficiência, segurança e inovação para o mundo do transporte.