A Uber está lançando uma plataforma de transporte de carga na Alemanha. Com isso, enfrentará startups locais de tecnologia em uma corrida para conquistar uma fatia do mercado europeu de caminhões, que vale 500 bilhões de dólares.
De acordo com um executivo da empresa, em entrevista à Reuters, a Alemanha será o segundo mercado da Uber Freight a entrar em operação no continente depois da Holanda. A expectativa é de uma maior expansão, uma vez que as operações estejam funcionando sem problemas maior na economia da Europa.
A Uber Freight já conecta 48 estados e gera mais de 125 milhões de dólares em receitas trimestrais nos Estados Unidos.
O diretor de expansão da Uber Freight na Europa, Daniel Buczkowski, disse que a empresa consultou as autoridades alemãs e a indústria para obter apoio para seu negócio de transporte de carga.
A Uber vai competir com empresas locais, incluindo a startup sennder, de Berlim, que recebeu investimento de 70 milhões de dólares da empresa de private equity Lakestar e de outros investidores em uma avaliação de 300 milhões de dólares, e que já tem uma presença mais ampla na Europa.