Na última quinta-feira (10), o vice-presidente para assuntos do transporte internacional da NTC&Logística, Danilo Guedes participou de uma reunião com a Agência Nacional de Transportes Terrestre – ANTT, e empresários do ramo, para tratar dos recorrentes problemas operacionais por conta de interpretações unilaterais no que se refere à ligação com Peru.
O encontro foi uma solicitação em conjunto com a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais – ABTI, com o objetivo de debater e encontrar soluções paliativas, no entanto ainda não foi definida uma data para uma reunião bilateral com os organismos públicos dos países.
Na oportunidade foram discutidos os temas:
✔️ Complementação de licenças originárias, prazos e informações;
✔️ Modificações de frota; e
✔️ Viagens ocasionais para empresas habilitadas e não habilitadas.
A Agência informou que já está em tratativas para uma reunião bilateral entre os países, entretanto, visto que o organismo competente do Peru mudou sua diretoria recentemente, foi solicitado que o encontro aconteça em pelo menos 60 dias.
Foi citado o assunto o sistema de quotas (cupos) que limita o tamanho da frota autorizada para as empresas brasileiras.
A ABTI informou que está em contato com a entidade representativa do setor privado peruano, mas que a princípio, são as próprias empresas peruanas que não aceitam a alteração do sistema, pois entendem que perderão competitividade para as brasileiras.
A Agência sugeriu que seja montado um estudo para demonstrar que não há necessidade de manter as quotas, uma vez que não existem dificuldades de concorrência entre as empresas que realizam este trânsito.
Ainda, durante o encontro, foram tratados temas específicos de algumas transportadoras que estavam pendentes de resolução com a Agência.
Registrou-se a determinação e proatividade da Superintendência de Transporte RODOVIáRIO e Multimodal de Cargas da ANTT, na busca por soluções iminentes para as dificuldades apresentadas, demonstrando seu engajamento para a continuidade das atividades do setor.