Flat Preloader Icon

Vivo conecta todos os dispositivos IoT do novo caminhão Mercedes-Benz Actros

por | nov 22, 2019 | Serviços

Fonte:
Chapéu:

2464_int.jpg

A Vivo Empresas – segmento B2B da Telefônica Brasil – será a empresa responsável por gerir toda a conectividade dos dispositivos baseados em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) do Novo Actros, caminhão da Mercedes-Benz que chega ao mercado como sendo o primeiro digital do Brasil, com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização. A Vivo acompanhou todo o projeto de desenvolvimento dos novos dispositivos e aplicativos, garantindo a transmissão dos dados.

Com chegada ao Brasil no início de 2020, o Novo Actros traz tecnologias interativas e conectadas para ampliar o apoio e a assistência aos clientes na gestão de sua frota, na logística e nas ações de manutenção, com uma plataforma digital que oferece uma visão geral de todos os processos de logística e transporte. Essa tecnologia, chamada de MB Uptime, permite que o gestor gerencie os dados e, acima de tudo, se comunique com todos os participantes do processo. Somam-se às inovações do Novo Actros, quatro aplicativos exclusivos para ajudar o motorista no dia a dia da condução do caminhão, como o Fleetboard “Liga na Estrada”, treinamento de motorista por gamefication, Fleetboard “Jornada na Estrada”, auxilia no controle da jornada de trabalho do motorista, entre outros.

“Com a iniciativa, o SIM Cards se torna um componente eletrônico e passa a ser embarcado nos equipamentos durante o processo de fabricação dos dispositivos’, explica o head de IoT, Big Data e Inovação B2B da Vivo, Diego Aguiar. “Este tipo de tecnologia é a tendência do mercado IoT, pois potencializa um novo modelo de negócio com as indústrias de manufatura, principalmente no setor automotivo com seus projetos de veículos conectados”, acrescenta.

Além da conectividade móvel embarcada de fábrica, a Vivo também oferecerá à Mercedes-Benz a gestão de todas suas linhas por meio da plataforma de conectividade, a Kite Platform. “Isso significa, em linhas gerais, que a Mercedes-Benz conseguirá fazer uma gestão avançada e segura de seus dispositivos diretamente pela plataforma, podendo habilitar ou desabilitar serviços, acompanhar o status da conexão em tempo real, sua localização, coletar informações sobre o dispositivo IoT conectado à linha, e até mesmo evitar uma utilização indevida de um dispositivo não autorizado” acrescenta Aguiar.

De acordo com Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, utilizar a infraestrutura digital da Vivo para conectar o caminhão, o motorista, a Rede de Concessionários e o frotista em tempo real irá trazer resultados muito positivos para a operação do cliente. “Com essa parceria, levaremos o Novo Actros a um patamar ainda mais elevado em conectividade, tornando-o o primeiro caminhão digital do Brasil”.

A Vivo segue líder do mercado brasileiro de conexões M2M com 41% de participação segundo a Anatel e é um dos líderes no quadrante mágico mundial do Gartner, que avalia fornecedores quanto à conectividade gerenciada, experiência no setor, serviços de valor agregado e capacidade global para desenvolver projetos de alta complexidade.

Novo Actros. O Caminhão Inteligente.

O Novo Actros chegará ao mercado brasileiro a partir de 2020. Esse lançamento trará inovações nunca antes vistas no País, como o sistema MirrorCam, que substitui os espelhos retrovisores convencionais por câmeras digitais, e o ABA 5 de série, tecnologia que freia automaticamente o caminhão quando identifica pedestres, veículos e obstáculos estáticos e móveis à sua frente. Esses sistemas tornam fazem do Novo Actros o caminhão mais seguro do Brasil.

O Novo Actros também é o primeiro caminhão digital do mercado. Isso porque o modelo traz inovações em conectividade, como dois painéis digitais, espelhamento de celular via Apple CarPlay ou Android Auto, recarga sem fio e muitos outros recursos.

Todas essas novidades, que se somam a muitas outras, tornam o Novo Actros o modelo mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do mercado brasileiro.