O WhatsApp é um dos principais meio de comunicação utilizado no momento, uma vez que ultrapassou as barreiras pessoais e se firmou também na área empresarial, como uma oportunidade que pode ser aproveitada pelos empreendedores, gestores e colaboradores para melhorar o atendimento e viabilizar o uso positivo.
O uso dessas tecnologias no ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais comum, uma vez que estamos falando de um espaço onde é possível o diálogo, a troca, a interação e a mudança de opinião. O trabalho da comunicação é intangível. O aplicativo amplia a comunicação quando enfatiza as notícias e conteúdos já trabalhados em outros veículos de transmissão da empresa, como informativos, comunicados, e-mails e sites.
Dentro do nosso setor, podemos citar diversos processos que foram facilitados a partir da utilização deste meio de comunicação, como exemplos práticos, podemos citar: Cotações de frete; Atendimento ao Cliente; Rastreabilidade e Localização de veículos (sejam eles frota ou terceiros); Realização de processos internos integrando a equipe; Acompanhamento de pedidos e compras junto à fornecedores. Além disso, essa ferramenta também auxilia na comunicação interna, processos logísticos, geração de leads, aumento nas vendas, bem como se apresenta como uma maneira de atrair novos clientes, retê-los e até mesmo fidelizá-los.
Em virtude de todas essas facilidades encontradas por meio da utilização deste aplicativo, atualmente em grande parte do tempo, e, principalmente, de acordo com o setor atuante, a ferramenta do WhatsApp é mais utilizada do que o próprio e-mail ou ligações telefônicas.
Tal importância é evidenciada na greve dos caminhoneiros, ocorrida em 2018, que interditou milhares de trechos de rodovias em todo o país ao longo de dez dias, e que foi iniciada e fomentada por meio do WhatsApp. Segundo a pesquisadora da Escola de Governo de Harvard, nos Estados Unidos, Yasodara Córdova, trata-se da maior mobilização mundial já feita através dessa ferramenta de comunicação1.
Contudo, apesar de todas as vantagens já elencadas, as empresas devem atuar com certa precaução no que tange à forma de utilização deste mecanismo de comunicação, uma vez que as conversas e negociações realizadas por meio do aplicativo são salvaguardadas pela legislação pátria.
Primeiramente, por se tratar de uma prestação de serviços, no caso em tela especificamente o transporte de coisas, as empresas devem observar e tomar alguns cuidados a respeito das informações transmitidas aos consumidores, como por exemplo cotações de frete, prazos de entrega, valores, uma vez que tais propostas ou ofertas vinculam o fornecedor.
Tais cuidados devem ser tomados para que não haja questionamentos posteriores alegando o descumprimento do Código de Defesa do Consumidor referente ao teor das mensagens enviadas pelo fornecedor ao consumidor, no caso a empresa de transporte ao seu cliente.
Além disso, na seara Trabalhista a empresa também deve estar atenta aos colaboradores designados para o contato com os clientes por meio desta ferramenta. É cada vez mais comum que profissionais, depois do horário do expediente, continuem sendo acionados pelo empregador para resolver questões do trabalho por meio do aplicativo, ainda mais se tratando do setor logístico, onde o processo circula 24h por dia.
Em razão disso, é importante que o empregador estipule regras e encontre alternativas para a resolução desta questão, para que o funcionário não exceda a sua jornada de trabalho, bem como garanta seu bem-estar social.
Isto posto, resta claro que o WhatsApp e suas funcionalidades garantem de fato uma ampla gama de benefícios à empresa. O uso dessa ferramenta tem como vantagem a sua agilidade, uma vez que todo mundo hoje em dia carrega consigo um smartphone, esteja onde estiver.
Isso faz desse aplicativo a ferramenta mais ágil na hora de esclarecer qualquer dúvida, suporte, comunicação. Novas tecnologias democratizaram o caminho para o empreendedorismo eficaz em um custo muito baixo, que deve ser aproveitada, contudo não se esquecendo da normatização vinculada a essa ferramenta, mas principalmente, da humanização de todos os integrantes desta rede.
1 https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44325458
Responsável: Eduardo Alifantis de Mello