Aconteceu ontem (20), nas dependências da Sala Geraldo Vianna no Prédio da CNT em Brasília a décima terceira edição do Congresso Técnico Olhar Empresarial. O evento é realizado pela NTC&Logística por meio da COMJOVEM. O evento reuniu jovens empresários de todo o Brasil que participam dos núcleos da Comissão.
Dando início à mesa de trabalho, o coordenador nacional da COMJOVEM, Andre de Simone, ladeado por seus vice-coordenadores, Joyce Bessa e Geovani Serafim, ressaltou a importância do evento e o apoio da entidade. “Estamos muito felizes por estar realizando mais uma edição do Olhar Empresarial, quero agradecer o apoio da NTC&Logística, por meio do presidente Francisco Pelucio que vem sendo de grande importância para o desenvolvimento da COMJOVEM. Agradeço também a todos que se deslocaram de suas casas, empresas e cidades para estar com a gente neste dia tão especial”, destacou.
Na oportunidade, o presidente Francisco Pelucio também compôs a mesa inicial e agradeceu a participação de todos e destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela NTC&Logística: “Mais uma vez a COMJOVEM está de parabéns pela casa cheia e também pelo trabalho desenvolvido. Quero parabenizar o André, Joyce e o Geovani pelo trabalho que vem sendo feito, temos olhado com atenção para as demandas da Comissão, e investido para que vocês possam continuar se desenvolvendo. Temos trabalhado outros assuntos na entidade, demandas que impactam o transportador, hoje uma dessas lutas teve um desfecho, com a aprovação da Lei que regulamenta o seguro de cargas. Parabenizar todos os envolvidos, foi um grande trabalho em conjunto com a CNT, federações e sindicatos. Para finalizar, desejo a todos um ótimo evento”.
Dando continuidade na programação, houve a participação do assessor político da NTC&Logística, Jerônimo Goergen, que destacou a importância do trabalho de articulação POLíTICA desenvolvido para criar um ambiente de oportunidades entre os poderes e assim beneficiar toda a sociedade, principalmente o transporte RODOVIáRIO de cargas.
O senador, Carlos Portinho do Rio de Janeiro, participou rapidamente da mesa e destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido no Senado em apoio ao desenvolvimento do Brasil. Ele deixou uma mensagem de esperança aos jovens empresários presentes e se colocou à disposição para qualquer questão do transporte rodoviário de cargas.
Na sequência, os participantes visitaram o BI (Business Inteligence) da CNT, que abriga informações em tempo real dos indicadores do transporte de todos os modais do País. O diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira que apresentou aos presentes a ferramenta e como ela contribui para o conhecimento das principais atividades do transporte.
Valter Luiz de Souza, diretor de relações institucionais da CNT, também participou e comentou sobre “Como realizar a análise de indicadores com eficácia em uma transportadora?”. Ele deu exemplos claros de como atuar melhor no dia a dia das empresas e chamou a atenção dos presentes, onde respondeu diversas perguntas sobre como melhorar o trabalho, investimento em tecnologia e gestão de processos e pessoas.
Para falar sobre o “Cenário Político-Econômico em 2023 e as Perspectivas Futuras”, o convidado foi Otto Nogami, Economista do IBMEC. Ele deu uma aula sobre como entender os índices econômicos e como eles podem ajudar na tomada de decisões nas empresas, principalmente no que diz respeito a investimentos em estrutura e equipamentos. Na explicação, ele deixou claro sobre a importância da educação financeira e também respondeu diversas perguntas sobre o momento econômico que vive e o país, trazendo perspectivas sobre os próximos anos.
Na ocasião também houve a apresentação de informações sobre a Campanha: COMJOVEM Salva Vidas, que já estará ativa nos meses de junho, julho e agosto. A coordenação nacional apresentou o vídeo com as informações do Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da COMJOVEM e para fechar o dia de atividades, as informações sobre a classificação de pontuações de cada núcleo.
O vice-presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi, bem como outros presidentes de federações e sindicatos participaram da abertura do Congresso, após se encaminharam para a reunião da Seção de Cargas da CNT.